sexta-feira , 4 abril 2025
Notícias

STF forma maioria para determinar revisão do número de deputados por estado; Humberto Teófilo será beneficiado. Marussa Boldrin está na corda bamba

Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) acompanharam o voto do relator, Luiz Fux, que propôs estabelecer que os congressistas devem aprovar lei que atualiza a quantidade de deputados por estado, com base na população de cada unidade da federação.

O cálculo para determinar o quantitativo por federação deverá levar em conta o número máximo de 513 deputados e os dados do último Censo, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em 2022.

Até o momento, os ministros Gilmar Mendes, Edson Fachin, Cristiano Zanin, Rosa Weber, Cármen Lúcia e Alexandre de Moraes seguiram o voto de Fux.

A análise será encerrada às 23h59 desta sexta, se não houver pedido de vista (mais tempo para análise) ou de destaque (o que leva o caso ao plenário presencial).

Humberto Teófilo

O STF discute a constitucionalidade da exigência de desempenho de 80% do quociente eleitoral (resultado do número de votos válidos dividido pelo número de vagas disponíveis) para os partidos concorrerem às vagas remanescentes de deputado.

No sistema proporcional, os eleitos são escolhidos a partir dos votos atribuídos aos partidos, e não a cada candidato. Ou seja, não basta ter mais votos para conseuitar uma cadeira. A definição dos eleitos se dá com o cálculo, nessa ordem, do quociente eleitoral, do quociente partidário e das “sobras” dessa conta.

Prevalecendo a mudança, o ex-deputado estadual Humberto Teófilo (Patriota), que teve 37.091 votos e poderá assumir uma vaga, pois a sobra eleitoral do seu partido foi maior que a do MDB. No caso a deputada de Rio Verde, Marussa Boldrin (MDB) perderia o mandato.

Artigos relacionados

Notícias

Falta de apoio nacional marca lançamento da pré-candidatura de Caiado; Moro e Mandetta foram as únicas “estrelas” em evento morno

Fiasco • O lançamento da pré-candidatura presidencial de Ronaldo Caiado (União Brasil) em Salvador (BA) foi...

Notícias

Ato pró-anistia na Avenida Paulista reúne Bolsonaro, Tarcísio, Zema e outras lideranças da direita; Caiado fica de fora

Ato pela anistia • Uma manifestação bolsonarista pela anistia dos condenados do 8 de Janeiro está...

Notícias

Caso Ingoh: um sopro de justiça

Eram apenas meras narrativas • Esta semana se encerra com um sentimento...

Notícias

“Sua palavra não tem valor”: Policiais civis protestam contra Caiado em evento na Bahia

Protesto • O governador Ronaldo Caiado (União Brasil) foi recebido com protestos durante o...