terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

Protesto dos “excedentes” clama por aumento do cadastro de reserva dos candidatos aprovados no concurso do Corpo de Bombeiros

Um grupo de manifestantes, composto por “excedentes” do último concurso dos bombeiros militares, realizou um protesto pacífico, nesta segunda-feira (4), em frente ao Comando da Academia e Ensino Bombeiro Militar – CAEBM, em Goiânia. A principal demanda do grupo é que o Governador Ronaldo Caiado aumente o cadastro de reserva e inclua os candidatos aptos na lista de aprovados/habilitados do concurso para soldados e cadetes realizado em outubro do ano passado.

Os manifestantes baseiam sua reivindicação em dados fornecidos pelo próprio governo, que apontam um déficit de 3.209 servidores na corporação do Corpo de Bombeiros Militares do estado. Esse déficit tende a aumentar consideravelmente devido ao plano de expansão que prevê a construção e instalação de 45 novas unidades do Corpo de Bombeiro em diversas cidades goianas.

Um dos argumentos centrais do grupo é que, apesar de terem cumprido todas as fases do concurso do CBMGO com sucesso, eles foram eliminados ao final do processo de seleção por não se enquadrarem na quantidade de vagas divulgadas. Os manifestantes alegam que essa decisão é injusta, pois, segundo eles, o próprio governo reconhece a necessidade urgente de aumentar o efetivo do Corpo de Bombeiros. O cadastro de reserva atual é para 350 vagas, sendo que os execedentes são aproximadamente 400. A realização de um novo concurso custaria em média R$ 2 milhões aos cofres públicos.

Artigos relacionados

Notícias

Pergunta do dia: juntando os dois, dá um político meio honesto? Ambos caíram na mira da PF

Fato • Sandro Mabel e Leandro Vilela, duas “raposinhas” Sandro Mabel e...

Notícias

Goiás violento: homem é agredido com uma foice após discutir com o vizinho em Goiânia

Fato • Uma discussão  entre vizinhos por conta de uma fumaça vinda...

Notícias

Leandro Vilela parte para baixaria em entrevista. Forasteiro está descontrolado

Fato • O pré-candidato forasteiro em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, perdeu...