A Defesa Civil e a Secretaria do Meio Ambiente e Infraestrutura (Sema), do Rio Grande do Sul continuam em alerta .O Boletim meteorológico, indica previsão altos volumes de chuva e temporais no Rio Grande do Sul nos próximos dias, sobretudo nas cidades atingidas pelas cheias nos últimos dias. Durante esses últimos dias, foram registradas 46 mortes.
Mais 13 municípios do Rio Grande do Sul tiveram estado de calamidade reconhecido pelo governo do estado. A declaração foi oficializada em decreto no Diário Oficial do Estado (DOE) desta segunda-feira . Portanto, o número de cidades nesta situação subiu de 79 para 92. Os estragos deixados em casas e prédios públicos, foram expressivos.
O aviso da Meteorologia do Rio Grande do Sul, revela que a chuva de grande intensidade e temporais, devem prevalecer até sexta-feira (15/9), há risco de tempo severo em grande parte das regiões. Os volumes de chuva podem variar entre 100 milímetros e 200 milímetros . Além disso, o risco é alto para queda de granizo, descargas elétricas e vento forte. Ao longo desta semana, uma área de baixa pressão atmosférica atuará sobre o Estado. O fluxo de umidade da Amazônia e a aproximação de uma frente fria devem agravar a situação. Nestes primeiros dias do mês de setembro, os volumes de chuva ocorridos já superaram a média histórica na maior parte do Rio Grande do Sul.
O Corpo de Bombeiros continua com o trabalho de buscas por prováveis novas vítimas. A operação envolve 100 pessoas do (CBRS) e já foi reforçada.
Informações- Portal do Estado do Rio Grande do Sul