Paraupebas (PA), cidade com 213 mil habitantes, conhecida como ‘capital do minério’ é um dos municípios mais ricos do país. O Complexo Minerador de Carajás, que fica no município, já foi considerado o maior produtor de minério de ferro em operação do planeta.
Para se ter ideia, em 2020, Paraupebas foi a cidade brasileira que mais recebeu royalties da exploração mineral, quase R$ 850 milhões, mais de 40% do total arrecadado.
PIB alto, Infraestrutura fraca. Quase um terço da cidade vive em situação de pobreza ou extrema pobreza, segundo o Cadastro Único do governo federal.
Neste cenário, o radialista Aurelio Goiano se elegeu vereador. Com forte trabalho de fiscalização, ele virou alvo de ataques da base do prefeito Darci Lermen (MDB). O que naturalmente não ajudou os poderosos de plantão, pois o ‘Goiano’, de Água Fria de Goiás, é o favorito entre os pré-candidatos a prefeito de Paraupebas.
EPP Pesquisa
O Instituto EPP Pesquisa divulgou nesta quinta-feira (14) o resultado da pesquisa quantitativa realizada no mês de agosto de 2023. Se a eleição fosse no próximo mês de outubro, Aurélio Goiano estaria eleito com 32,7% das intenções de votos, conforme pesquisa estimulada.
Na espontânea, Aurélio também lidera, aparece com 15,3% das intenções de votos. O prefeito Darci Lermen é o 4º colocado com 1,2%.
No cenário 2 da pesquisa ele também lidera com 26% de frente do segundo colocado, Branco da White, que tem 11,2%. Coladinho nele está o terceiro nome, Rafael Ribeiro com 10,9%.
Em outro cenário aparacem 2 nomes, mas na parte de baixo da pesquisa, Keniston Braga com 6,9% e Hipólito H2 com 5,0%.
A administração do prefeito Darci Lermen é mal avaliada, chega a 62,7% de rejeição.
A pesquisa EPP foi realizada em Parauapebas entre os dias 27, 28 e 29 de agosto. A margem de erro é de 3,98 pontos percentuais, para mais ou para menos.