sexta-feira , 17 maio 2024
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Lei de Caiado para Eixo Anhanguera vai enfiar uma bolada bilionária nos ‘barões’ do transporte coletivo de Goiânia

O Eixo Anhanguera está sucateado, são 5 anos de total abandono por parte do governo Caiado. A reportagem do Goiás24horas visitou algumas plataformas e constatou que a situação vai de mal a pior.

Richard Gomes, assistente de farmácia, é usuário do transporte do ‘Eixão’. Ele relatou que havia sofrido lesões pelos braços ao tentar embarcar no veículo. “O povo vive como animal andando nesses ônibus, em horário de pico a situação é pior, ônibus cheio” disse Richard. Para o usuário é uma vergonha ouvir as autoridades competentes dizer que os veículos são de qualidade. “Eu já vi até grampos prendendo infiltrações dentro desses veículos, parece um Frankenstein”, afirmou.

Nossa reportagem conversou com uma funcionária, que por medo de represália, não quis gravar entrevista e nem se identificar, mas em off, alegou ser um ambiente difícil de trabalho e são constantes os assédios morais sofridos pela empresa.

Para tentar reverter essa situação, nesta semana um projeto de lei de autoria do governo Caiado foi aprovado a toque de caixa, com direito a sessão extraordinária realizada no mesmo dia. Vale ressaltar que esse projeto determina colocar ônibus elétricos no Eixo Anhanguera sem nenhum estudo técnico realizado.

O Goiás24horas vem mostrando há dois anos como o governo tem tentado construir uma manobra para comprar, depois alugar e agora comprar por outras mãos, que não sejam as do próprio governo, uma frota elétrica. A BYD chegou a mandar alguns modelos de veículos para a capital. Vale lembrar que a montadora chinesa tem como presidente do conselho, Alexandre Baldy, que é também presidente da Agência Goiana de Habitação (Agehab). Ou seja, comprar esses ônibus significa tráfico de influência.

Sinal de apache nas montanhas: a lei de Caiado vai enviar uma bolada milionária para os ‘barões’ do transporte público, travestidos de consórcio de empresas privadas para a realização de seus serviços no Eixo.

Agora é só juntar as peças do quebra-cabeças: se esse grupo comprar os ônibus elétricos do Baldy com o dinheiro público será ‘batom na cueca’ outra vez.

Veja no vídeo a situação caótica do Eixão:

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