A Diocese de Franca, no interior de São Paulo, anunciou a dispensa de um de seus padres, Ferdinando Henrique Pavan Rubio, de suas obrigações sacerdotais e do celibato. A decisão ocorreu após o próprio religioso informar que será pai.
O motivo da dispensa, de acordo com a entidade religiosa, está relacionado ao envolvimento do padre Ferdinando com outra pessoa, que resultou em uma gravidez. A Igreja Católica orienta que os sacerdotes assumam suas obrigações de paternidade em casos como esse.
A Cúria Diocesana de Franca já havia informado no início de setembro que o bispo Dom Paulo Roberto Beloto havia acolhido o pedido de dispensa do padre Ferdinando, mas não havia esclarecido o motivo na ocasião. A Diocese utilizou suas redes sociais para pedir orações em prol do padre, desejando que ele seja feliz nessa nova fase de sua vida.
Com a dispensa, padre Ferdinando já deixou todas as funções que exercia na Paróquia Santa Luzia, localizada em Franca. Agora, ele deve recorrer ao Vaticano para validar sua dispensa. O Direito Canônico, que rege a Igreja Católica, proíbe que padres tenham relacionamentos amorosos ou se casem.
Ferdinando Henrique Pavan Rubio, natural de São José da Bela Vista (SP), foi ordenado padre há oito anos. Ele atuou como líder espiritual em diversas paróquias de Franca, incluindo São Pedro, Vila Europa, Santa Gianna, e também exerceu o cargo de reitor do Seminário Propedêutico antes de sua recente dispensa.