O segundo Festival de Palhaçaria Preta, uma programação cultural que celebra o mês da consciência negra, reunirá palhaços pretos de São Paulo, Rio de Janeiro, Distrito Federal e Goiás.
O evento homenageia o palhaço artista Eduardo das Neves. Conhecido como palhaço negro, o Nego Dudu nasceu em 1874 e foi um palhaço que construiu a própria história pelos picadeiros do Brasil. Ele morreu há 104 anos, no dia 11 de novembro de 1919.
Em Goiânia a programação conta com espetáculos e oficinas. Os interessados em participar devem se inscrever por meio das redes sociais do Orum Aiyê.
Quem abre a programação é o artista João Artigos (RJ), com o espetáculo “Cabeça de Nego”, na quarta-feira (15), às 20 horas.
No dia seguinte (16), a palhaça Cibele Mateus (SP) oferece a oficina “Que brincadeira que dá? Comicidades, celebrações e pelejas”, das 9h às 13h. Mais tarde, às 20h, ela apresenta o espetáculo “Vermelho, branco e preto”.
Na sexta-feira (17) sobe no picadeiro Marcelo Marques sobe no picadeiro com ‘Mocotó oohhh’.
No sábado (18), das 9h às 12h e das 14h às 18h, João Artigos oferece a oficina “Comicidade Negra”.
Às 20h Miquéias Paz, de Brasília/DF, apresenta “Mimicando”. Já no domingo, das 8h às 16h, o artista oferece a oficina “treinamento em mímica”.
Quem encerra o festival às 20h é o goiano Bolacha, com o espetáculo “Domador de animais”.
“Este festival é uma oportunidade de enriquecer a cultura local e fortalecer os laços da comunidade artística, promovendo a igualdade de oportunidades no mundo das artes”, comenta Marcelo Marques sobre a programação.
O Espaço Orum Aiyê Quilombo Cultural, fica na Rua 10, Qd-L, Lt-10, Residencial Nossa Morada, Goiânia.