domingo , 28 junho 2026
Notícias

Lula determina demissão de presidente do INSS após operação da PF

Exoneração

• O presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu exonerar Alessandro Stefanutto do comando do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) nesta quarta-feira (23). A decisão ocorre após a deflagração da Operação Sem Desconto, que apura supostas irregularidades em descontos indevidos aplicados a aposentados e pensionistas. A exoneração será publicada ainda hoje no Diário Oficial da União.

Investigação

• Stefanutto foi alvo de mandados de busca e apreensão em sua residência e gabinete. A operação é conduzida pela Polícia Federal e pela Controladoria-Geral da União (CGU) e investiga um esquema de descontos indevidos que teria movimentado bilhões de reais. Outros servidores também foram afastados por decisão judicial.

Desdobramentos

• O Ministério da Previdência Social foi notificado da decisão presidencial, e o processo de nomeação de um novo titular para o cargo será iniciado. O governo informou que pretende buscar o ressarcimento dos valores cobrados de forma irregular dos beneficiários, por meio de medidas administrativas e judiciais.

Destaques

Artigos relacionados

Notícias

Queda de avião mobiliza equipes de resgate em Nerópolis, na Grande Goiânia

• Bombeiros acionaram operação aérea Uma aeronave de pequeno porte caiu no...

Notícias

Homem morre após mergulhar de cabeça em piscina e bater no fundo em chácara de Pirenópolis

• Mergulho termina em fatalidade Um homem de 32 anos morreu na...

Notícias

“Se livra logo dessa p*t* “: mensagens apontam que namorada incentivava plano para envenenar mãe de jovem

• Diálogos sobre veneno Mensagens obtidas pela Polícia Civil de São Paulo...

Notícias

Confrontos eliminatórios da Copa estão definidos; veja todos os jogos da segunda fase

• Mata-mata começa neste domingo A segunda fase da Copa do Mundo...