terça-feira , 5 novembro 2024
Noticias

Disputa judicial de duas décadas por terras no nordeste de Goiás ganha novo capítulo; juíza local não cumpre ordem de ministro do STJ

Uma disputa judicial de 20 anos envolvendo uma área rural de 5.808 hectares no Município de São João D’Aliança/GO está longe de encontrar um desfecho, marcada por idas e vindas, decisões judiciais e, mais recentemente, um mandado expedido por um Ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que não foi cumprido por uma juíza local.

A terra em questão faz parte de uma propriedade maior, a Fazenda Reunidas do Planalto, totalizando 16 mil hectares, de propriedade do empresário Carlos Alberto Taurisano, que herdou a propriedade de seu falecido pai, Orlando Taurisano, que adquiriu as terras na década de 70.

A disputa teve início em 2003, quando Ciriaco Francisco dos Santos acionou a justiça reivindicando a área. Em 2020, a decisão de primeira instância, alegou que o idoso não apresentou elementos suficientes para comprovar seu direito à posse nem propriedade do imóvel. No entanto, em 2020, a decisão foi revertida pelo Tribunal de Justiça do Estado de Goiás em menos de 4 meses, e a defesa da família Taurisano recorreu ao STJ.

Em setembro deste ano, a justiça determinou a reintegração de posse para Ciriaco. Dentro dessa situação, surgiu uma nova demanda jurídica, pois as terras estavam arrendados pelos empresários Gabriel e Joel Cenci para a plantação de soja, com um contrato vigente desde 2015, com término previsto para 2033, .

O Ministro Raul Araújo do STJ determinou a “manutenção da posse dos arrendatários na fazenda arrendada”, enviando a ordem à Juíza de Direito Respondente da Comarca de Alto Paraíso de Goiás, Dra. Marina Mezzarana. Contudo, a ordem não foi cumprida.

A nossa reportagem teve acesso ao boletim da ação policial para a manutenção de posse, indicando que tudo estava sendo cumprido como determinado pelo Ministro. No entanto, a juíza, através de uma ligação telefônica, ordenou a suspensão o cumprimento do mandado, alegando que os ocupantes questionaram a ausência da delimitação da área arrendada. O Goiás24horas consultou o andamento processual e não constava nenhuma nova petição, ou atualização até o fechamento dessa reportagem.

Artigos relacionados

Noticias

Caiado abre fogo contra bolsonaristas e demite 22 ligados à Wilder Morais

Exoneração de servidores O governador Ronaldo Caiado mostrou, mais uma vez, que...

Noticias

A dois dias das eleições, deputado Gustavo Gayer (PL) é alvo de busca e apreensão em Goiânia

Fato O deputado federal Gustavo Gayer amanheceu sendo alvo de busca e...

Noticias

Idoso morre afogado após pular em lago para fugir de ataque de abelhas em Goiás

Fato Um idoso de 78 anos morreu afogado após pular em um...

Noticias

Médicos da rede municipal de Goiânia vão paralisar serviços por 24h na quarta-feira (13)

Médicos que atuam na rede municipal de saúde de Goiânia vão paralisar...