As altas temperaturas vão seguir castigando o cidadão goiano neste final de semana segundo o Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo). O gerente da instituição, André Amorim, explicou que por causa de um bloqueio atmosférico, o clima fica estável e com isso o calor permanece elevado.
“Desde quinta-feira, nós temos a formação de um sistema de alta pressão que está na altura do estado do Mato Grosso do Sul. Ele acaba formando um verdadeiro bloqueio atmosférico, impedindo que as frentes frias ou a umidade da região norte chegue até no estado de Goiás. Isso dificulta a formação de nuvens de chuva e com isso o tempo fica mais estável, o que é sinônimo de calor”, destacou.
O Cimehgo alerta que é preciso que as pessoas se protejam, as recomendações são de evitar a exposição ao sol no período vespertino e manter a hidratação em dia. No início da semana que vem, o indício é que o tempo mude e que ocorram tempestades de vento e chuvas fortes no estado.
“A partir de segunda-feira já teremos que esse sistema, este bloqueio atmosférico vai perder intensidade e com isso de segunda para terçada próxima semana nós já teremos o avanço de uma frente fria e também umidade vindo da região norte. Isso vai favorecer uma virada nas condições do tempo”, explicou André.
Veja o vídeo;