As contas do Poder Executivo serão submetidas ao Poder Legislativo, com Parecer Prévio do Tribunal de Contas ou órgão equivalente. A regra é clara. O TCE não é obrigado a assinar irregularidades para agradar o senhor, governador. Essas birras infantis de Caiado precisam cessar, pois são vergonhosas. É preciso viver de forma pacifica e harmônica.
O Conselheiro Edson Ferrari constatou que o modelo de Organizações Sociais Civis (OSCs) “esbarram nas normas do Sistema Único de Saúde”, conforme nota do Giro no jornal O Popular desta segunda (18). Ferrari afirmou com consultou o TCU e outros Tribunais antes de chegar a esta conclusão.
Acontece que governo Caiado atropelou o TCE e realizou chamamentos para infestar Goiás com essas Organizações Sociais Civis. Por que? Esse modelo de OS não precisa prestar contas do que fazem com o dinheiro público. Não prestam contas ao Ministério Público, ao TCE e ao Conselho Estadual de Saúde.
Exemplo: Fundação Pio XII, essa do compadre do Caiado, que está construindo um hospital do câncer com a nossa grana pelo valor que daria para fazer 10 hospitais. Ou seja, Caiado está atacando o Tribunal porque o ‘ilícito’ lhe convém. Mas convém aos cofres públicos?
Caiado não tem o direito de agir violando a dignidade das pessoas. Fez isso com o desembargador Adriano Linhares Camargo e se deu mal. Agora, feriu o TCE ao sugerir que houve superfaturamento na construção do prédio do Tribunal. Se houve corrupção, governador, prove. Não fique falando pelos cotovelos, feito ‘lavadeira’ dos anos 30. O senhor não tem o direito de criar fake news para ameaçar as pessoas. O senhor não tem o direito de usar equipamento espião para grampear as pessoas e tentar controlar o estado na base da chantagem.
Tentar exercer o controle na vida pública e privada dos cidadãos, movendo peças ao seu ‘bel-prazer’ é totalitarismo, e não podemos aceitar este comportamento do cidadão que está de passagem pela cadeira de governador.