terça-feira , 5 novembro 2024
Notícias

Homem que planejou atentado terrorista no Aeroporto de Brasília terá caminhonete devolvida

Um ano após sua prisão por montar uma bomba no Aeroporto Internacional de Brasília, George Washington de Oliveira Souza terá de volta a caminhonete utilizada no plano de atentado terrorista.

A decisão foi autorizada pela Justiça do Distrito Federal, conforme informado pela coluna Grande Angular, do portal Metrópoles.

Em dezembro de 2022, a Polícia Civil do Distrito Federal encontrou na Mitsubishi L200 Triton, modelo 2022/2023, um arsenal composto por cinco emulsões explosivas, um fuzil, duas espingardas, mais de 800 munições, armas de fogo, acessórios e outros itens de uso restrito, todos sem porte de uso. Além da devolução da caminhonete, George também receberá de volta um notebook e dois celulares, que serão entregues à sua defesa.

Entretanto, as armas apreendidas no momento da prisão de George, em 24 de dezembro de 2022, não serão devolvidas, conforme decisão da 3ª Turma Criminal, que determinou que os itens permaneçam sob posse da União.

A tentativa de atentado com bomba em Brasília completa um ano neste domingo (24). Na véspera do Natal de 2022, motivado por questões políticas, George Washington de Oliveira Souza e outras duas pessoas contrárias ao resultado das eleições presidenciais tentaram explodir uma bomba na área do Aeroporto Internacional de Brasília.

O artefato montado por George foi colocado em um caminhão de combustível, mas foi descoberto após o motorista do veículo desconfiar e acionar a polícia.

Os três acusados de planejarem o ataque foram condenados e presos. As investigações revelaram que George, inconformado com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a presidência do país, viajou do Pará a Brasília em 12 de novembro de 2022 para distribuir armamentos a pessoas dispostas a usá-los para “gerar distúrbios sociais e evitar a propagação do que ele denomina como comunismo”. Atualmente, ele cumpre uma pena de 9 anos e 8 meses de prisão.

Artigos relacionados