A prefeitura de Goiânia está mesmo mal das pernas quando o assunto é dinheiro. O Paço não pagou aluguel dos caminhões e a empresa paralisou os serviços.
Veja matéria de O Popular, do repórter Pedro Palazzo.
Lixo
Sem pagamento, coleta é afetada
Pela segunda vez em pouco mais de um mês a empresa Lopac, que aluga 25 caminhões de lixo para a Prefeitura de Goiânia, paralisou o serviço por falta de pagamento. O presidente da Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg), Paulo de Tarso, afirma que o repasse será feito hoje e a falta de quase metade da frota atual, de 54 veículos – todos locados com dispensa de licitação – “não afetou a coleta de lixo”.
Tarso diz que durante a tarde e a noite de ontem a Metropolitana Serviços Ambientais, com 29 caminhões, cobriu o desfalque da manhã e a área que seria atendida pela frota da Lopac. “Se tiver problema amanhã (hoje), normaliza”, disse ele, na tarde de ontem. O presidente afirma que são necessários 49 caminhões para coletar o lixo, “mas com 40 é possível fazer”.
Enquanto a Prefeitura gasta mais de R$ 9 milhões por semestre com aluguel dos veículos, que acontece desde o ano passado, começa agora a chegar as primeiras unidades da frota de 70 caminhões e compactadores licitados em julho de 2011. Segundo Paulo de Tarso, 20 caminhões foram entregues. Falta agora instalar os compactadores. Outros 20 estão prontos para serem enviados para Goiânia.
O pagamento para a Lopac, segundo Tarso, era para ter sido feito na terça-feira “mas não foi possível”. “Teve folha de pagamento de pessoal no dia 30, teve outras despesas também.” A reportagem entrou em contado com a a Lopac, mas não recebeu retorno. Paulo de Tarso, quando atendeu à reportagem, estava fora da autarquia e não tinha detalhes dos valores devidos à empresa.
O atraso do pagamento vem depois da revelação pelo POPULAR, em agosto, de que o funcionário com o maior salário da Prefeitura, que em junho chegou a receber R$ 83 mil, somados férias e 13º salário, atua na Comurg.