E agora Paulo Garcia?
A inauguração precoce do túnel Jaime Câmara, que ocorreu no dia 23 de outubro, despertou a ira do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO), que disse sem meias palavras: o túnel foi inaugurado sem ser concluído. A nota está aí para você ler.
Também pudera: não precisa ser do Crea para ver que a obra tem inúmeras irregularidades, a começar da chuva, que penetra o edifício. A concentração de água, inclusive, batizou a obra de Paulo Garcia e Iris Rezende de ‘Lavajato’.
A engenheira Rosana Brandão bem que tentou desconversar nas entrevistas, mas o fato é simples: a autarquia sequer pode identificar a regularidade da obra, pois inexiste a ‘Anotação de Responsabilidade Técnica’ (A.R.T.) com a expressão ‘obra concluída’. É preciso dar baixa neste documento. Ou seja, a obra que Paulo inaugurou precisa estar realmente pronta e inteiramente acabada.
“Nas A.R.T.s registradas referentes, o status da execução do túnel consta como em andamento”, diz a nota.
Assim, o Crea sequer pode verificar se as obras estão ou não regulares. Até agora, a população anda então em uma obra sem responsabilidade, visto que a Anotação de Responsabilidade Técnica não é reconhecida pelo Crea.
Leia a nota:
NOTA À IMPRENSA
Diante da repercussão midiática gerada pela inauguração precoce do túnel Jaime Câmara, que ocorreu no dia 24 de outubro de 2013, o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Goiás (Crea-GO) foi provocado a verificar a regularidade da citada obra. Contudo, a gestora do Departamento de Fiscalização do Conselho, Eng. Civ. Rosana Brandão, esclarece que, apesar de inaugurado, o túnel Jaime Câmara ainda está sob responsabilidade técnica da equipe de engenharia da prefeitura de Goiânia, uma vez que este não foi concluído.
A gestora elucida, ainda, que para que a autarquia possa identificar a regularidade de uma obra, é necessário que a sua Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) tenha recebido baixa – ou seja, que a obra esteja pronta e inteiramente acabada. Nas A.R.T.s registradas referentes, o status da execução do túnel consta como “em andamento”. Dessa forma, o Crea-GO comunica que aguarda a finalização da obra para que a sua A.R.T. receba a devida baixa, o que possibilitará a verificação de possíveis irregularidades.
Sobre a A.R.T. – A Anotação de Responsabilidade Técnica (A.R.T.) é um instrumento indispensável para identificar a responsabilidade técnica pelas obras ou serviços prestados por profissionais ou empresas. Ela assegura à sociedade que essas atividades técnicas são realizadas por um profissional habilitado e registrado no Crea-GO. Neste sentido, a A.R.T. apresenta uma nítida função de defesa da sociedade, além de proporcionar segurança técnica e jurídica para quem contrata e para quem é contratado.