segunda-feira , 25 novembro 2024
Goiânia

Lei de Transparência não vale e Município não divulga detalhes das viagens realizadas por Paulo Garcia e auxiliares fora do País

Reportagem do jornal A Rede denuncia que Prefeitura não divulga detalhe das viagens realizadas por Paulo Garcia e seus auxiliares para fora do Pais.

Veja:
A caixa preta de diárias na Prefeitura de Goiânia

Município não divulga detalhes das viagens realizadas pelo prefeito Paulo Garcia e seus auxiliares fora do País

Apesar da existência da lei de acesso à informação, a Prefeitura de Goiânia ainda não assimilou a máxima de que a transparência passou a ser regra e o sigilo, a exceção. Principalmente quando o assunto orbita na falta de divulgação de viagens pagas com verba públicas feitas pelo prefeito Paulo Garcia (PT) e seus auxiliares, que geralmente o acompanham na missão.

Mesmo marcada por muita polêmica, o prefeito conseguiu autorização da Câmara de Goiânia para se ausentar do Executivo entre os dias 20 e 28 deste mês para participar em Washington D.C, nos Estados Unidos, de evento do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O petista foi orador da palestra “Soluções de Demanda: Idéias para melhorar a qualidade de vida”, no dia 21, onde falou sobre sua experiência e o que uma cidade precisa para implementar soluções que proporcionam impacto. Ele retornou na noite de quinta-feira, 28, para Goiânia.

A reportagem da Rádio 730 tentou saber dos detalhes das despesas da viagem. Quem bancou os custos dela? A Prefeitura de Goiânia ou a instituição que fez o convite? Qual o valor das diárias? Paulo levou secretários para acompanhá-lo? Qual a necessidade de levar acompanhantes? Qual o roteiro que ele fez durante a viagem?

Obscuro

A falta de resposta para a maioria dos questionamentos revela que esse assunto está inserido em um cenário obscuro da gestão municipal. Mostra ainda que não é de hoje que as missões internacionais empreendidas pelo petista pecam na transparência e que até mesmo funcionários do próprio prefeito têm dificuldade para buscar as respostas.

Na sexta-feira da semana passada, a reportagem entrou em contato com a assessora de imprensa do petista, Sirlene Mendonça, para ter acesso a essas informações. Mesmo ela, que possui acesso direto aos secretários e órgãos responsáveis por esses assuntos no Paço Municipal, encontrou informações incompletas e desencontradas para repassar à reportagem. O chefe de gabinete da prefeitura, Iram Saraiva Júnior, que teoricamente deveria ir atrás do pedido, não atendeu às ligações até o fechamento da matéria. Em uma ocasião, chegaram a informar que essas perguntas poderiam ser encontradas apenas no Diário Oficial do Município”.

Artigos relacionados

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...

Goiânia

Racha no PP: Sob o comando de Alexandre do Baldy, membros da sigla gravam apoio a Mabel

Fato A briga interna sobre o apoio do PP em Goiânia parece...

Goiânia

Médica veterinária atua com medicamentos vencidos e vai parar no xilindró

Fato Uma médica veterinária foi parar no xilindró após atuar com medicamentos...

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...