sábado , 4 janeiro 2025
GoiásImprensaOpinião

Alípio Nogueira aconselha Friboi: “Mudar a imagem arrogante que sua assessoria construiu”

Veja artigo do jornalista Alípio Nogueira sobre Júnior Friboi:

 

A longa caminhada de Júnior do Friboi

Escrito por Alípio Nogueira Publicado em Blog do Alipio Terça, 03 Dezembro 2013 16:23

Pré-candidato do PMDB tem vários desafios pela frente. O primeiro deles é mudar a imagem arrogante que sua assessoria construiu

O PMDB, por meio de sua Executiva, demonstrou toda sua generosidade para com José Batista Júnior, o Júnior do Friboi, ao oficializar a sua pré-candidatura ao governo de Goiás em 2014. Na verdade o partido dá a Friboi o que negou em outras oportunidades a Barbosa Neto, Maguito Vilela, Henrique Meireles e, por último, a Vanderlan Cardoso.

O lançamento da pré-candidatura de Júnior do Friboi é como se a legenda estivesse dando uma espécie de “carta branca” para que ele consiga se projetar e aparecer bem nas futuras pesquisas e ganhar a simpatia da população, haja vista que se a candidatura dele dependesse só dos convencionais seria uma missão mais simples, afinal de contas tem muita gente de olho na conta bancária do megaempresário, em detrimento de suas propostas para administrar Goiás. Isto é, se é que ele as têm.

Mas os desafios de Júnior do Friboi não estão restritos ao bom desempenho nas pesquisas. Embora o neopeemedebista sustente que tem uma pesquisa onde aparece com dois dígitos, ninguém conseguiu enxergar esse crescimento. Pelo contrário, o Serpes tem mostrado uma involução do empresário, o que contraria as declarações do seu staff .

Júnior do Friboi precisa passar uma espécie de depuração de imagem. Alguns de seus assessores passam por cima de princípios que a política não perdoa. Se colocam como se o dinheiro do pré-candidato pudesse comprar tudo e a todos. Não têm o menor tato para tratar de questões primárias, se esquecendo que quem precisa do povo, de modo geral, é o candidato.

As resistências imposta por setores da assessoria de Friboi transformam-no em um candidato “blindado” e longe das massas. Estive recentemente em Jataí e lá chegou o governadoriável que, embora estivesse acompanhado de lideranças políticas da cidade, passou o tempo todo como um ilustre desconhecido e sem ambiente. Cumprimentou poucas pessoas e não se esforçou para mudar a situação. Imagino que se fosse melhor assessorado, poderia ter mais aceitação.

Se quiser chegar em condições de provocar um debate capaz de sensibilizar o eleitor, Júnior do Friboi terá de fazer como já dizia o ex-ministro do STF e ex-ministro da Justiça, Nelson Jobim: “Meus assessores têm de ser melhores que eu em tudo. Saberem mais que eu e deixar-me preparado pra tudo. De outra sorte não precisaria de assessoria”.

Júnior do Friboi terá de descer do “cavalo branco” e caminhar no mesmo nível dos reles mortais que ele aposta que o levarão ao Palácio das Esmeraldas. Iris está de camarote esperando por mais deslizes de seu “oponente-amigo”. Ao menor sinal de fraqueza, Iris dará seu grito de liberdade, lavará suas mãos como Pilatos e vai, de novo, para o enfrentamento do crivo popular.

É uma consultoria gratuita senhor Júnior do Friboi. Se quiser, aproveite enquanto é tempo.

Por enquanto é só!