terça-feira , 7 janeiro 2025
ImprensaNacional

Livro reacende caso Celso Daniel e mostra que PT lucrava com esquema

O rumoroso livro “Assassinato de Reputação” de Romeu Tuma Jr., ex-secretário de Justiça do ex-presidente Lula, está dando o que falar. Além do dossiê contra Marconi Perillo, o que tem chamado a atenção é a denúncia grave de que Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André, teria sido assassinado numa queima de arquivo político.

Na entrevista concedida ao repórter Robson Bonin, da ‘Veja’ deste final de semana, Romeu Tuma Júnior conta que o assassinato de Celso Daniel não é “crime comum”, mas “crime de encomenda”, como sempre denunciou a família e o Ministério Público.

Tuma disse que ouviu uma “confissão” do ministro Gilberto Carvalho, braço direito de Lula e também de José Dirceu, sobre a prática de desvios da prefeitura do município do ABC Paulista para campanhas políticas do Partido dos Trabalhadores.

Eis trecho sobre este caso, em que Tuma reproduz o que Gilberto teria dito:

– Quando saiu aquela história de que havia desvios na prefeitura, eu, na maior boa fé, procurei a família dele (de Celso Daniel) para levar um conforto. Fui dizer a eles que o Celso nunca desviou um centavo para o bolso dele, e que todo recurso que arrecadávamos eu levava para o Zé Dirceu, pois era para ajudar o partido nas eleições.

De antemão, Gilberto Carvalho disse que é tudo mentira e que vai processar o ex-secretário.

Não custa nada lembrar: o caso Celso Daniel envolve a morte estranha de sete pessoas que tiveram contato com a vítima (ex-prefeito de Santo André) ou seus assassinos. Detalhe: o menor que assumiu o crime não reconheceu a imagem da vítima. E o ‘Sombra’, Sérgio Gomes da Silva, braço direito de Celso, voltou aos tribunais como suspeito de matar o ex-prefeito de Santo André.

A linha de investigação diz que existia forte esquema de desvios de recursos públicos no setor de transportes – uma especialidade do PT que é hoje investigada por diversos promotores no país.

Segundo as denúncias, Daniel não concordou com um fato apenas: o dinheiro ir direto para a conta dos petistas. Pode ter morrido por isso.

Artigos relacionados

Nacional

Deolane Bezerra é presa novamente por descumprir medidas judiciais

Fato A advogada Deolane Bezerra foi novamente presa após descumprir medidas judiciais....

Nacional

Novo Farmácia Popular disponibiliza 40 medicamentos de graça para beneficiários do Bolsa Família

Os beneficiários do bolsa família receberam uma verdadeira dose de alívio; o...

Nacional

Sem vacinação, deputada Carla Zambelli contrai Covi-19 e é internada em UTI em Brasília

A deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) recebeu o diagnóstico de Covid-19 na...