Os números de audiência da Rede Globo, outrora magníficos, não são mais os mesmos.
Em São Paulo, região que reúne percentualmente a maior fatia da população brasileira, o desempenho da Globo é cada vez pior.
De 2004, quando teve sua maior audiência noturna na última década, até 2013, a emissora perdeu 37% da fatia que lhe cabe na faixa de 18 horas à meia-noite de segunda a sexta-feira em São Paulo: eram 38 pontos há nove anos e agora são apenas 25 – conforme dados do Ibope medidos neste mês de dezembro.
O mais grave é que, nesse mesmo período, o número de domicílios com TV e o próprio número de TVs em cada domicílio cresceu bastante nos últimos anos, aliás não só em São Paulo, mas em todo o país. Entretanto, a fatia que a Globo ocupa no bolo dessa audiência ampliada diminui a olhos vistos.
Em 2004, 59,9% dos domicílios com TV ligada em São Paulo sintonizaram a Globo entre 18 horas e meia-noite. Agora, em dezembro, essa sintonia foi de 44,1%. No momento, só Amor à Vida sustenta alguma esperança para as noites da Globo. Com as novela das 6 e das 7 sem Ibope que empolgue, o Jornal Nacional também perde plateia. Há dias em que a Globo amarga 19 pontos de 18 à meia-noite.