sexta-feira , 10 janeiro 2025
Goiânia

Base de Paulo Garcia contra o goianiense: CCJ aprova parecer sobre aumento abusivo do IPTU. Plenário vota projeto amanhã

Veja matéria do site da Câmara de Goiânia:

CCJ APROVA PARECER SOBRE IPTU E PROJETO VAI A PLENÁRIO AMANHÃ (12)
11/12/2013 12:54

A Comissão de Constituição e Justiça da Câmara aprovou na reunião de hoje (11) o parecer do relator Carlos Soares, do PT, sobre o projeto do prefeito Paulo Garcia, do PT, que reajusta os valores do IPTU e ITU para o próximo exercício fiscal, em 2014. Votaram favoráveis ao parecer os vereadores Eudes Vigor e Izidio Alves, do PMDB, Edson Automóveis, do PMN, Richard Nixon, do PRTB. Geovani Antonio, do PSDB, e Elias Vaz, do PSB, votaram contra o projeto.

Com a aprovação na CCJ, o reajuste do valor dos dois impostos será votado amanhã em primeira votação pelo plenário da Casa. A base do Prefeito, por ser maioria, deverá aprovar a matéria, ficando a segunda e última votação para a próxima semana. O Bloco Moderado anunciou hoje que apresenta na sessão de amanhã uma emenda ao projeto do IPTU. O Bloco quer que um aumento linear de 14% ( que corresponderia a 8% de reajuste, mais a inflação do ano passado, medida pelo IBGE). O prefeito, porém, avisou sua base que não aceita mais alterações na proposta encaminhada à Câmara. Com isso, os vereadores situacionistas deverão votar contra a emenda do Bloco. “Nossa emenda visa fazer justiça fiscal e evitar penalizar a população com alta tributação”, afirma Paulo da Farmácia, do Pros, líder do Bloco Moderado.

O projeto que irá à votação amanhã, reduz de 37% para 25% o valor do IPTU para as chamadas vias especiais que os corredores de ônibus. A proposta de Paulo Garcia recebeu críticas de setores empresariais de Goiânia, como CDL, Acieg, Fieg e Fecomércio, que reclamam o que consideram como abusivos os aumentos do IPTU para setores com alta atividade comercial.
(Antonio Ribeiro dos Santos) (Diretoria de Comunicação)

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...