domingo , 28 abril 2024
Goiânia

“Se não houver mudanças, Goiânia vai viver três anos de estagnação”, alerta PX Silveira

Veja artigo de PX Silveira, publicado nesta segunda-feira no Diário da Manhã:

A cidade de ré
Diário da Manhã
Px Silveira
O motor de arranque faz um silêncio estrondoso. Goiânia engatou uma ré. É um movimento que ainda não pode ser visto fisicamente. Mas é certo que ele é de retrocesso. Seus sinais e seu rastro estão cada vez mais evidentes.

O poder municipal goianiense mal (e mal) completa um ano de exercício e já dá sinais de cansaço. Tal qual trovoadas antecedendo tempestade, soam aqui e ali as primeiras críticas mais sérias e seu conjunto vai formando um horizonte denso, de onde imanam sensações nada promissoras e de cores escuras. É este o futuro que bate à porta e se apresenta com sua cara sonsa.

Sem querer bancar o vidente, declino logo de onde vem essa certeza de que, se não houver mudanças radicais na Prefeitura de Goiânia, a cidade viverá três anos de estagnação, quando não em movimento de ré.

O fato é que a cultura, como ponta do iceberg de uma sociedade, é a parte que primeiro sente quando um governo não vai bem. E a parte mais visível da evolução cultural é o seu meio organizado, que dialoga com os poderes constituídos. É a parte representada pelas entidades culturais.

Em Goiânia temos constituídas e em permanente atividade (mesmo sem qualquer apoio municipal) a Academia Goiana de Letras, União Brasileira de Escritores, Academia Feminina de Letras, associações de Arte Cênica, de Artes Visuais e de Música, e o Instituto Histórico e Geográfico, além dos Conselhos (estadual e municipal) de Cultura.

É um mundo plural e crítico, bom observador e com opinião própria, composto por múltiplas visões que o tornam símbolo da diversidade cultural e da representatividade social e democrática.

É este mesmo mundo que está emitindo sinais de falência da administração prestada pela Prefeitura de Goiânia. Não são profetas, mas seus sinais devem ser considerados para uma reorientação de rumos e absorvidos por qualquer administrador de bom senso e competência.

Forjada de sonho e ambição, Goiânia nasceu com a vocação para ser vanguarda e referência para o País em serviços públicos de qualidade, exemplos de gestão criativa, ousadia de programas pioneiros e laboratório de pensamentos avançados. Quando será que um seu prefeito vai entender isto? Com a alavanca da cultura a Goiânia desejada se torna uma realidade possível. E avança.

Mas não. Em termos sócioculturais a cidade está imobilizada. Está atada a expectativas não atendidadas e que vão se transformando em pesos no caminho. Não existem ações de bairro. E tampouco existe uma aura central. Inexistem ideias relevantes prontas para serem desenvolvidas e falta apoio (que lhes foi tirado nesta gestão) às entidades legitimamente instituídas.

Entre os pequenos enganos (a marcha errada) e os grandes erros e frustrações (uma administração toda ela comprometida) existe um espaço que deve ser preenchido pelo bom senso – e o mais rápido possível.

Só o bom senso salva-se acompanhado de disposição, iniciativa e competência, ressalte-se. O bom senso é a liga necessária porque une as extremidades e se impõe como somatória de todas as soluções. Do contrário, é a instalação do caos e da paralisação, mais tempo ou menos tempo, mas certamente paralisação e caos.

É por isso que o prefeito Paulo Garcia tem que agir rápido para ver se consegue se antecipar às nuvens que se formam. Errar é humano e se admite (pequenos erros) até mesmo na gestão pública. O que não se aceita é a persistência do erro, deixar que ele se instale. E muito menos se aceita ver o erro ser endossado pela omissão.

Goiânia não merece essa ré. Ação, sr. prefeito Paulo Garcia!

(Px Silveira, presidente – Instituto ArteCidadania)

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...