sábado , 11 janeiro 2025
GoiâniaImprensa

Leitora do POP diz ter saudade de Nion Albernaz, época em que Goiânia era linda, arborizada e bem cuidada

Veja carta da leitora Sônia, publicada em O Popular

Limpeza urbana

Passando pela Rua 83, no Setor Sul, deparei-me com uma pequena placa da Prefeitura de Goiânia dizendo: “Povo educado, cidade limpa”. Esta frase me atingiu em cheio. Senti-me uma pessoa com total falta de educação e princípios, já que faço parte do povo de Goiânia.

Nos últimos meses, temos visto nossa ex-linda capital sem cuidados especiais no que diz respeito, principalmente, ao quesito limpeza. Por onde se passa, seja em bairros nobres, como Marista, Sul, Oeste e Bueno, ou nos mais afastados, sem mencionar o Centro, é visível a sujeira nas ruas, os muros pichados, entulhos nas calçadas, lixeiras entulhadas de sacos plásticos rasgados e exalando mau cheiro, praças abandonadas, além, é claro, dos buracos no asfalto. Esses então é melhor nem citar.

As cidades representam a cara do seu povo. Numa sociedade em que se valoriza a beleza, coitados de nós goianos. Se partirmos dessa premissa estamos perdidos. Somos todos “feios”, com caras de sujos e ainda sem educação. Quanta saudade do ex-prefeito professor Nion Albernaz, época em que Goiânia era linda, florida, arborizada, bem cuidada, bem iluminada e, sobretudo, bem administrada. Bons tempos aqueles.

Hoje, o pior de tudo é não termos a quem apelar. E acho que nem adianta, pois os representantes da Prefeitura não querem nos ouvir. Semanalmente, nas páginas do POPULAR é possível ler reportagens falando deste assunto e tudo continua do mesmo jeito. Goiânia está jogada às traças, infelizmente, e o seu povo todo parecendo que não tem educação. Somos os caras sujos.

Reconheço que esta sujeira da cidade não surgiu por acaso. É o seu povo que, na maioria, não tem educação e não sofre punição, por isso joga lixo nas ruas e calçadas, inclusive sofás como ocorre numa movimentada rua no Jardim América, além de pedaços de caixas de papelão e de madeira e restos de alimentos numa rua lateral de um supermercado em pleno Setor Bueno, esquina da T-63.

Seria o caso da Prefeitura desenvolver campanhas de conscientização à população, mostrando a importância de cuidarmos bem de nossa cidade, para o bem de todos. Além disso, o Poder Público também deveria criar uma força-tarefa para limpar a sujeira do seu povo em toda a cidade e não apenas em poucos bairros, como anunciado pelo prefeito. Quem sabe assim poderemos parecer que somos realmente um povo educado.

Sônia F. B. Araújo
Centro – Goiânia

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...