terça-feira , 7 janeiro 2025
NacionalOpinião

Na Folha, Aécio Neves diz que “jeitinho brasileiro” virou modo de agir do governo petista para tapar os buracos na economia

Folha de S. Paulo publica artigo do presidente nacional do PSDB e pré-candidato à Presidência da República Aécio Neves. Ele escreve que o conhecido “jeitinho brasileiro” ameaça ganhar status de política de Estado, tal a frequência com que tem sido usado como estratégia de repaginação dos indicadores macroeconômicos.”Os exemplos vão se acumulando, dia a dia. Para calcular a inflação, nada melhor que contar com o controle político sobre preços administrados em setores estratégicos. E por que não atrasar a transferência de R$ 7 bilhões a Estados e municípios, inclusive recursos voltados para a saúde pública, prejudicando milhões de brasileiros, para dar a impressão de que cumpriu-se o superavit primário?”, critica.

Para Aécio Neves, a “inventividade do governo parece não ter limites. “É preciso reconhecer a habilidade dos truques contábeis e o uso de artifícios para melhorar a performance das contas públicas. Se há brechas legais, parece que a ordem é aproveitá-las. Neste campo instalou-se um autêntico vale-tudo, como a estarrecedora operação da Caixa Econômica Federal, ainda sob grave suspeição, na transferência de recursos de contas de caderneta de poupança pretensamente inativas para engordar o seu balanço. É a velha tática: ‘se colar, colou’…”, ironiza.

Em outro trecho do artigo, o senador afirma que “é urgente agir, com coragem e responsabilidade, para não permitir que o país retroceda e coloque em risco as conquistas que nos trouxeram até aqui.”