Uma foto postada na manhã deste sábado no Twitter do prefeito Paulo Garcia mostra uma cena em que ele próprio fotografa um trabalhador da Comurg, que apara um gramado em via pública com uma roçadeira à gasolina.
Foi o próprio prefeito quem publicou a foto, provavelmente tirada por um assessor. Nos últimos dias, Paulo Garcia tem sido muito criticado pela sua constante presença no Twitter em horário de expediente, enquanto os problemas se acumulam pela cidade afora.
Mas há uma denúncia – e grave – na foto, que o prefeito – um administrador sem jeito – não percebeu. O trabalhador opera uma ferramenta perigosa, que tem o poder de atirar pedras e pequenos objetos à distância e até mesmo à velocidade de uma bala. Por isso, é obrigatório que trabalhe com óculos de proteção e luvas grossas, para evitar ferimentos e risco de vida.
Pelas normas de segurança, a roçagem com máquinas, grandes ou pequenas, em vias públicas, deve ser protegida por uma tela, para evitar que pessoas, veículos ou mesmo casas ou prédios sejam atingidos.
Não há nada disso na foto postada pelo próprio prefeito. O que há é… irresponsabilidade. O trabalhador está sem óculos e sem luvas. E há pessoas muito próximas, inclusive Paulo Garcia, expostas a um eventual estilhaço.
A foto, mais uma vez, simboliza a desorganização, a bagunça, a incompetência e a falta de cuidado da administração “sustentável” de Goiânia. E é também uma denúncia – postada pelo próprio prefeito – a ser apurada pelo Ministério do Trabalho.