Ganhadora de prêmios como a melhor série de televisão de todos os tempos, a série de TV Breaking Bread conta a estória de um pacato professor de Química que, após ser diagnosticado com uma doença terminal, resolve entrar para o mundo do crime (tráfico de drogas) para garantir uma herança para a sua família.
Em um dos episódios, necessitando lavar a dinheirama que ganha com as drogas, Walter White, o professor, abre um site na internet para recolher doações para se tratar do câncer. Através de um advogado inescrupuloso, as doações” são feitas de forma anônima, no site, e ele legaliza milhões de dólares.
Se os mensaleiros José Genoino e Delúbio Soares assistiram a Breaking Bad, aliás disponível a qualquer momento no Netflix, não se sabe. Mas o fato é que eles estão levantaram pequenas fortunas, coincidentemente ou não, através de doações em sua maioria anônimas em sites de arrecadação que instalaram na internet, sob a desculpa de pagar as multas a que foram condenados pelo STF.
De certa forma, a trajetória de Walter White, em Breaking Bad (que pode se traduzido para algo como “tornando-se mau”), lembra a de mensaleiros como Genoino, que foi guerrilheiro no Araguaia, e Delúbio, que foi professor de matemática – ambos enveredaram-se na política e se envolveram em corrupção grossa com dinheiro público, segundo a sentença que receberam do Supremo Tribunal Federal.
Tornaram-se bandidos.