Romeu Tuma Júnior, ex-secretário nacional de Justiça, enfrentou nesta segunda-feira, no programa Roda Viva, uma equipe de jornalistas céticos, encabeçados por Eugêno Bucci, que já atuou junto aos acusados de seu livro (de janeiro de 2003 a abril de 2007 dirigiu a Radiobras – Empresa Brasileira de Comunicação S.A). e Tuma pontuou:
a) Lula era mesmo alcaguete. Tanto que já prepara mais um ‘tomo’ para provar isso. E já deu a dica: arquivos do Dops de São Paulo têm tudo.
b) Ele foi escalado para destruir reputações, que incluía o então senador Marconi Perillo, desafeto de Lula, pois teria denunciado o esquema do mensalão para o ex-presidente
c) Os ministros do STF foram mesmo grampeados. E Tuma, ao vivo, mostrou um documento que atesta o envolvimento de um policial federal no esquema.
d) Celso Daniel teria sido assassinado pelo grupo do PT, que desejava apenas dar um susto nele. Afinal, Daniel descobriu um esquema de desvio de dinheiro para fomentar campanhas do PT.
e) O Brasil vive em um estado policial: qualquer desafeto do PT será objeto ou de inquéritos policiais ou de procedimentos ilegais de investigação – comuns na ditadura.
f) Até agora ninguém teve coragem de desmentir tudo o que o delegado Tuma escreveu em seu livro
Um dos internautas que acompanhava o programa, depois de ouvir as palavras de Tuma, disse que o Brasil precisa urgentemente de uma CPI.