A Controladoria Geral do Município de Goiânia recusou-se a prestar informações solicitadas pelo blog Goiás 24 Horas com base na Lei de Acesso à Informação.
Através de dois expedientes escritos, o blog solicitou 1) cópias das supostas 78 auditorias que a Controladoria Geral do Município anunciou, em matéria publicada no Diário da Manhã, ter realizado em 2013, em órgãos da Prefeitura de Goiânia e 2) informações gerais sobre o funcionamento da Controladoria e as suas despesas.
As informações foram requeridas em janeiro. Passados 20 dias, que é o prazo determinado pela Lei de Acesso à Informação para que os órgãos públicos responda, a Controladoria do Município não se manifestou. O blog esperou mais 10 dias e voltou ao órgão, quando um funcionário que se identificou como chefe de gabinete disse que não seria fornecidas as informações e que “vocês façam o que quiserem”.
As visitas do editor do blog 24 Horas, Cristiano Silva, à Controladoria Geral do Município, tanto para protocolar os pedidos de informações quanto para buscar as respostas, estão documentadas em vídeo.
Cumprindo o que determina a LAI, o blog recorreu à autoridade imediatamente superior ao Controlador Geral (o advogado Edilberto de Castro Dias), que é o prefeito Paulo Garcia, que tem prazo até a quinta-feira próxima para prestar as informações solicitadas.