Veja nota do Jornal Opção:
Renato Monteiro não consegue mostrar o que a gestão do prefeito Paulo Garcia faz de melhor para Goiânia
A gestão de Paulo Garcia é muito melhor do que seu “marketing” consegue demonstrar. Há o que mostrar, mas o marqueteiro Renato Monteiro, que não é incompetente, não encontrou o tom apropriado para fazê-lo. A Maternidade Dona Iris é uma das obras importantes, mas praticamente ignorada. O petista não é um gestor ruim — na verdade, está acima da média —, mas está ficando com a imagem negativa. Quando uma imagem negativa se cristaliza é muito difícil modificá-la, exceto para pior. O publicitário sabe que os marqueteiros passam, mas os transtornos ficam e fixam-se.
Renato Monteiro é um profissional sério, íntegro e inteligente, mas precisa entender que, embora marqueteiro qualificado, não serve como conselheiro político. Conselheiros precisam ter a experiência política de Iris Rezende (PMDB), Marconi Perillo (PSDB), Vilmar Rocha (PSD), Nion Albernaz (PSDB), Rubens Otoni (PT), Osmar Magalhães (PT) e Mauro Miranda (PMDB). Se cuidar mais do marketing, e menos do aconselhamento político, Renato Monteiro vai contribuir muito mais para a melhoria da imagem da gestão do prefeito Paulo Garcia.
Outro erro de Renato Monteiro é deixar que se fixe a imagem de que é a eminência parda da Secretaria de Comunicação. O jornalista Edmilson Santos é tão sério e competente quanto o marqueteiro, mas precisa ter mais liberdade para atuar, para decidir. Não pode ser tutelado.
Oxalá críticas construtivas não sejam vistas como críticas destrutivas. Pessoas efetivamente inteligentes aprendem mais com críticas do que com elogios. Os que elogiavam Pedro Wilson, sugerindo que era o melhor prefeito do Brasil, foram os mesmos que enterraram sua gestão. Quem ficou com desgaste? Pedro Wilson, um homem bem intencionado e de uma integridade ímpar. Quem era o secretário de Comunicação e quem era o marqueteiro do petista? Ninguém se lembra, possivelmente.