sábado , 11 janeiro 2025
Goiânia

Peemedebistas dizem em manifesto que Iris “não fugiu nem na ditadura”. Piada: quem é que conhece alguma atitude de Iris contra os militares?

No manifesto que entregou nesta quarta-feira ao diretório estadual do PMDB, pedindo a nulidade da pré-candidatura do bilionário Júnior Friboi, um grupo de peemedebistas afirma que Iris Rezende pode, sim, ser o candidato do partido nas próximas eleições. “Iris não fugiu nem na ditadura, por que fugiria quando ele aparece como um nome aceito pelo eleitor?”, justificou um dos presentes na reunião – segundo nota no Jornal Opção online.

Agora, leitor, responde essa: você já ouviu, alguma vez na vida, alguma notícia ou recebeu alguma informação ou leu em algum lugar que Iris foi à luta contra a ditadura militar?

Claro que não. Iris nunca tomou nenhuma atitude contra os militares. Ao contrário: quando ele foi cassado como prefeito de Goiânia, desdobrava-se na tentativa de fazer média com os generais, dando o nome de militares para logradouros públicos em Goiânia, entre eles a Praça Tamandaré (mas houve muito mais).

Mesmo cassado, Iris jamais levantou a voz contra os militares. E não fugiu porque não precisava, já que, fora a cassação, não foi perseguido nem alvo de nenhuma preocupação especial. Tanto que, como fazendeiro, recebeu generosos financiamentos do Banco do Brasil e teve tempo, segundo ele mesmo, para advogar e acumular a imensa fortuna que tem hoje – que justifica candidamente como produto de herança e dos honorários que recebeu como causídico.

É piada e deboche apresentar Iris como alguém que enfrentou o regime militar. É, inclusive, um desrespeito aos que verdadeiramente enfrentaram esse desafio, muitos pagando com a vida. E é mais imprópria ainda a comparação com as próximas eleições (“se Iris não fugiu nem na ditadura, porque fugiria de ser candidato agora”?).

Uma ditadura mata, eleições, não.

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...