sexta-feira , 17 janeiro 2025
GoiâniaImprensa

José Guilherme Schwam faz apelo para que Paulo Garcia não acabe com a Secretaria de Turismo

Paulo Garcia, num ato desesperado que fez parte de sua reforma administrativa para sanar as contas da prefeitura, resolveu acabar com a Secretaria de Turismo. A medida causou revolta nos empresários, no trade turístico e em quem entende do ramo.

Goiânia é uma Capital em franco desenvolvimento e, querendo ou não, o potencial turístico aqui ainda é pouco explorado. Aí vem Paulo Garcia e resolve acabar com a pasta que cuida da área.

O apresentador do tradicional programa “Pelos Bares da Vida”, José Guilherme Schwam, fez um apelo em seu Facebook para que a secretaria não seja extinta.

Leia:

José Guilherme Schwam
há 4 horas próximo a Goiânia

UM MOMENTO DA SUA ATENÇÃO PREFEITO

Essas minhas linhas serão longas, mas necessárias. Só pedimos a paciência e compreensão de todos. Desde a tarde de ontem nosso telefone e e-mails não param de chegar. Tudo em função que tivemos de uma reunião com o prefeito Paulo Garcia, solicitada pelo Goiânia Convention & Visitors Bureau e conseguida através do vereador Paulo Magalhães. Foi uma reunião de quase uma hora e meia onde o prefeito ouviu a cada um de nós com uma paciência de Jó. Foi elegante. Como sempre. Depois de todas as nossas explanações fez a sua contestação.

Não nos convenceu. Se a razão não é financeira (e ficou comprovado que não é), então é política. E ai nós NÃO queremos que o nosso prefeito que já errou uma vez a três anos e tanto atrás (extinguiu essa mesma Secretaria) e teve a grandeza de refluir e voltar a recriar a nossa Secretaria de Turismo (mesmo que sem estrutura financeira nenhuma) para gáudio de todos nós. E sem dinheiro algum, a exemplo do José Luiz Uzeda de Oliveira (como Diretor de Turismo da Sedem), o nosso Secretário Francisco Bento da Silva, fez, em 2013 coisas muito importantes para nossa capital. E entre elas levou duas premiações do próprio Ministério do Turismo (única capital brasileira a conquistar tal láurea). Neste ano da graça de 2014, quando o Fumtur está começando a ser revigorado e o Secretário já tem alinhavada diversas ações para o Turismo de Goiânia, vem essa aberração do nosso prefeito.

Lembramos que ele não pode cometer o mesmo erro do prefeito Darci Accorsi que ao assumir a prefeitura em 1993 a primeira coisa que fez foi extinguir a Secretaria de Turismo (que pela primeira vez havia sido criado pelo prefeito Nion Albernaz em 1989 – e da qual tenho muito orgulho de ter sido o seu primeiro Secretário) e colocá-la como um apêndice da mesma Sedem. Na volta do prof. Nion Albernaz demoramos oito meses para recriar a secretaria em 1997 e ai Goiânia voltou a ser inserida no Turismo nacional. Senhor prefeito: o Turismo é o segmento que mais cresce no MUNDO. Não queira, neste momento, nos acoplar, como apêndice de uma outra secretaria. Estamos com 25 empreendimentos hoteleiros em construção na nossa capital, daqueles que acreditaram e acreditam no nosso Turismo de negócios. Hoje Goiânia é admirada e respeitada por todos que nos visitam e não queremos que o Sr. seja considerado o prefeito que emperrou a nossa atividade.

Embora o Sr. não acredite: se a sua idéia permanecer equivocada como nós tentamos demonstrar na manhã de ontem (e nós vamos lutar com todas as nossas forças para que tal não aconteça), ainda bem que no final o Sr. disse “vou pensar nessa hipótese”. Foi quando nós sugerimos, a exemplo de outras capitais, a criação de uma Empresa de Turismo de Goiânia. Com muito mais força, agilidade e recursos. Isso sim, seria pensar GRANDE. Extinguir a nossa Secretaria de Turismo NUNCA. Poderia citar fatos, casos, histórias e mais histórias, mas já me alonguei demais. Só espero, em nome do Trade de Turismo da mais encantadora cidade do Brasil que o Sr. coloque a sua cabeça no travesseiro e veja a nossa realidade e não a política que nos envergonha em um momento de Copa do Mundo e posteriormente as Olimpíadas que já estão à porta. Seja nosso parceiro na política, mas na POLÍTICA DO TURISMO. Um grande abraço de todos nós.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás violento: pacientes são roubadas dentro da UPA do Jardim Itaipu, em Goiânia

Sem hora nem lugar A violência em Goiás já passou de todos...

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...