A inauguração do trecho da ferrovia Norte-Sul entre Palmas e Anápolis foi classificada como uma “ação eleitoreira” pelo deputado federal Valdivino de Oliveira. Segundo o tucano, a presidente Dilma trata com descaso empreendimentos importantes para o país, mas os utiliza como mote da campanha à reeleição. O trecho da Norte-Sul foi inaugurado sem que se saiba sequer qual empresa vai operá-lo.
A entrega desse trecho foi prometida para 2010, ainda no Governo Lula, e depois incluída em vídeo de campanha da presidente Dilma, como destaca o jornal “O Globo”. A obra teve orçamento inicial de R$ 4,28 bilhões, acrescido de cerca de R$ 400 milhões nos últimos anos para suprir gastos excepcionais, por conta de deficiências no projeto original, superfaturamentos apontados pelo Tribunal de Contas da União (TCU) e obras mal executadas.
Para Valdivino, há um descaso total com uma ferrovia que poderia alavancar a economia nacional. Como lembra o tucano, não é a primeira vez que o Governo Federal divulga a ferrovia como se ela estivesse funcionando a todo vapor. Em dezembro de 2012, por exemplo, Lula fez o mesmo no sudoeste goiano. “O povo não é bobo. Dizer que inaugurou, mas os trens não circulam, todos vão entender que houve uma inauguração de fachada. Temos que pressionar o governo para que coloque realmente os trens sobre os trilhos para funcionar”, alerta.