O professor Luiz Signates, coordenador do Núcleo de Pesquisa, Política e Comunicação Social da UFG, diz, em entrevista ao Diário da Manhã, que o governador Marconi Perillo leva vantagem, neste início de campanha eleitoral, sobre o ex-governador Iris Rezende: “É perceptível que o discurso de Marconi é mais atualizado, moderno e contemporâneo em relação a Iris, que fica atrelado a temas saudosistas, a um passado distante e desinteressante, na visão do eleitorado.”
Signates sustenta que, no debate direto com Iris Rezende, em duas eleições para governador, Marconi demonstrou “maior capacidade” de argumentação e de apresentação de propostas que sensibilizem o eleitor goiano. “Por ser mais velho e distante dos temas atuais e das perspectivas do eleitor jovem, Iris perde no confronto direto com Marconi. E isso vem desde 1998.”
O cientista político ressalta que o governador Marconi Perillo está correto ao priorizar o debate propositivo na atual campanha eleitoral. Signates acredita, porém, que, caso aceite o embate direto com Iris Rezende e Ronaldo Caiado, o governador tucano tende a levar vantagem. “Marconi tem um perfil político renovado, o que agrada o eleitorado, diferente de Iris e Caiado, dois políticos conservadores e saudosistas.”