domingo , 28 abril 2024
GoiásOpinião

Cientista político diz que violência em Goiânia não é questão local, mas fenômeno de todas as grandes cidades brasileiras

Em entrevista ao Diário da Manhã, neste sábado , Wilson Ferreira da Cunha, professor de Ciência Política e Antropologia da PUC, diz que a violência urbana é um fenômeno mais que nacional, internacional até.

“Não se pode discutir a violência, que apresenta índices elevados em Goiânia, como se fosse uma questão local, pois o fenômeno extrapola Goiás e chega a todos as cidades e aos demais Estados. É algo que deve preocupar toda a sociedade brasileira, o Governo Federal, os estaduais e as prefeituras, o Judiciário e o Legislativo. As soluções devem ser amplas, envolvendo o conjunto da sociedade, com políticas públicas de inclusão, principalmente nas áreas de educação, de moradia, de saúde pública e de geração de empregos, esclarece o professor.

Wilson Cunha lembra que discutir os assassinatos de mulheres em Goiânia como um “fenômeno local” de “descontrole da segurança pública” é não ter responsabilidade com o debate. Para ilustrar o seu raciocínio, ele cita que, em 2013, 56 mil mortes a bala ocorreram no Brasil, enquanto 46 mil pessoas morreram no trânsito. “Esses números revelam que há um descontrole em todo o País em relação à criminalidade e à violência urbana. É preciso envolver toda a sociedade brasileira, os Governos em todos os níveis, o Judiciário e o Legislativo para prolduzir medidas eficazes, tendo como raiz a inclusão social, para a redução da violência no Brasil”.

[vejatambem artigos=” 39351,39297,39173,39066… “]

Artigos relacionados

Opinião

Piada: Caiado tenta minimizar superfaturamento de R$ 62,5 milhões em seu governo: ‘falha de caráter’

Sobre caráter o jornalista Carlinhos Oliveira escreveu certa vez um texto que...

Opinião

Delegada Sabrina Leles tem mãos sujas com a lama da perseguição do governo Caiado

O Sumo Sacerdote Caifás era uma pessoa que não media esforços para...

Opinião

Gracinha Caiado tenta fazer politicagem com celulares do governo Lula enviados aos Conselheiros Tutelares

O oportunismo da dona Gracinha Caiado na distribuição dos aparelhos celulares enviados...