O site da revista Veja divulgou números que mostram que o desinteresse da população brasileira pela propaganda eleitoral gratuita no rádio e televisão é o maior desde 1998, ano em que Fernando Henrique Cardoso (PSDB) foi eleito presidente.
De acordo com a pesquisa, realizada nos dias 28 e 29 de agosto, 46% não têm interesse algum nos programas veiculados pelos candidatos a mandato eletivo.
Uma parcela menor dos ouvidos pelo Datafolha, 33%, disse ter pouco interesse na propaganda, e apenas 20% dos entrevistados afirmaram ter muito interesse em ver e ouvir candidatos fazerem promessas e atacar adversários.
Tem mais: o desinteresse é maior, segundo o Datafolha, entre os indecisos. 60% dos que não sabem em quem votar também não querem saber de propaganda na televisão.
Entre os que pensam em anular o voto ou votar em branco, o índice sobe para 84%.
Além disso, 36% de todos os ouvidos disseram que o horário não é nada importante para decidir o voto, contra 34% que o consideram muito importante e 29% que o definem como pouco importante.