O jornal O Popular deste sábado traz uma denúncia grave contra o prefeito Paulo Garcia (PT) e o seu secretário de Finanças, Jeovalter Correia: a Planta de Valores está pronta desde agosto, mas repousa escondida na gaveta porque o Paço quer que ela seja analisada o mínimo possível por vereadores de oposição e pelos goianienses antes de ser aprovada pelo rolo compressor na Câmara.
As cifras do IPTU que você vai pagar em 2015 resulta do cruzamento da Planta de Valores (estudo que define o valor venal de todos os imóveis da cidade) com as alíquotas de imposto que os vereadores votaram na última quinta-feira, na Câmara. O projeto foi aprovado, mas a Justiça cancelou a aprovação por entender que não houve transparência na tramitação.
A oposição reclama que é inadmissível votar alíquotas sem ter conhecimento da Planta de Valores, porque da forma como está acontecendo fica impossível saber qual será o reajuste real de imposto para cada um. Hoje, o que se sabe apenas é o aumento médio de imposto será de 400%.