sábado , 11 janeiro 2025
Goiânia

Paulo Garcia vai tão mal que recebe críticas até do Sintego, uma espécie de filial do PT

Pesquisas realizadas há dois ou três meses mostraram que Paulo Garcia (PT) consagrou-se como o prefeito com maior reprovação da história de Goiânia. Mas engana-se quem pensa que Paulo chegou ao fundo do poço. Ele ensaia medidas impopulares que continuarão a empurrá-lo ainda mais para baixo. A situação dele é tão ruim, mas tão ruim, que até de antigos aliados ele recebe críticas.

Exemplo disso é o Sindicato dos Trabalhadores da Educação de Goiás (Sintego), que é a mais pelega de todas as entidades de representação dos trabalhadores que já atuou no Estado. O Sintego é o celeiro de muitos políticos do PT, como Neyde Aparecida, Delúbio Soares e Osmar Magalhães. Nos últimos anos perdeu muita força, principalmente pelo apoio escancarado de duas das suas dirigentes – Bia de Lima e Ieda Leal – ao Partido dos Trabalhadores, mas ainda tem os seus seguidores.

Inesperadamente, o Sintego decidiu abrir uma ofensiva contra Paulo Garcia. A razão desta investida é um decreto do prefeito que suspende o pagamento de aditivos salariais e gratificações por conclusão de cursos de pós-graduação (que a categoria chama de titularidade). Paulo argumenta que a prefeitura está quebrada, mas os professores dizem que não são obrigados a pagar pela irresponsabilidade dos gestores que provocaram este desarranjo financeiro.

Além disso, o Sintego acusa Paulo Garcia de descumprir pontos do acordo firmado ao término da última greve da categoria. Entre eles está a gratificações para secretários de escolas e assinatura das progressões dos professores. Bia de Lima, atual presidente do sindicato, lembra ainda o pagamento da data-base dos administrativos, que não foi paga devido ao descontrole financeiro da administração, fatos estes que, segundo ela, “têm revoltado a categoria”.

Artigos relacionados

Goiânia

Aoh Goiânia! CCJ da Câmara Municipal aprova emenda jabuti que garante bônus de R$ 6 mil para vereadores

Bônus generoso A Comissão de Constituição, Justiça e Redação (CCJ) da Câmara...

Goiânia

Justiça suspende greve dos médicos que aconteceria em Goiânia nesta segunda-feira

Suspensão O Tribunal de Justiça de Goiás determinou a suspensão da greve...

Goiânia

Família denuncia que vendedora morreu à espera de UTI em Goiânia

Rede pública A família de Katiane de Araújo Silva, de 36 anos,...