sexta-feira , 17 maio 2024
Goiânia

Em editorial, jornal O Popular afirma que o vandalismo ficará como marca da ocupação do Colégio Lyceu

O movimento de ocupação de escolas termina sua saga de forma deplorável. A vistoria da Seduce no Colégio Lyceu apontou ausência de documentos computadores, projetores e até microondas. Enquanto estavam dentro do colégio, os tais manifestantes eram totalmente responsáveis por tudo que havia lá dentro.

No editorial deste sábado, o jornal O Popular critica a depredação e afirma que o vandalismo é marca desta ocupação.

Veja a abaixo a íntegra do editorial:

Ocupado desde 11 de dezembro por estudantes contrários à implantação de organizações sociais (OSs) na educação, o Colégio Lyceu de Goiânia foi desocupado na quinta-feira pacificamente. Entretanto, a Secretaria de Educação informou que vistoria detectou uma série de problemas: furtos de lâmpadas, computadores, aparelhos de som, caixas de papel, projetores, microondas e documentos da coordenação; pichação, e até o desaparecimento de uma geladeira.

Os estudantes negam os estragos, mas eles deixaram a escola sem participar da vistoria, em conjunto com a secretaria, que levantaria se houve danos ao patrimônio público durante os dois meses da ocupação. Estranha omissão, pois eles deveriam ser a parte mais interessada nesta vistoria.

O Lyceu de Goiânia, um dos mais tradicionais da capital, funciona como escola em tempo integral de ensino médico desde 2011. O modelo já mostrou resultados positivos, pois a nota média do colégio no Enem em 2014 foi 519,70, perdendo apenas para o Colégio Pedro Gomes, e acima da média das escolas estaduais, que é de 478,88 (O POPULAR, 30/8/15).

A depredação denunciada pela Seduce, além de um crime contra o patrimônio público, é prejudicial aos próprios estudantes e à qualidade do ensino que os manifestantes disseram defender com a ocupação. Infelizmente, o vandalismo ficará como marca desta ocupação.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...