domingo , 28 abril 2024
EleiçõesGoiânia

Candidatos justificam baixos índices dizendo que pesquisas, agora, mostram apenas conhecimento do nome. Nada disso: os números traduzem tendências que, historicamente, costumam ir até o dia das urnas

Virou refrão – e cansativo: candidatos que não conseguiram bons índices nas primeiras pesquisas publicadas sobre a corrida pela Prefeitura de Goiânia (institutos Paraná e Serpes) estão feito papagaios repetindo que pesquisas, por enquanto, não têm grande significado e mostram apenas o grau de conhecimento dos nomes lançados à disputa eleitoral na capital.

Isso é desculpa esfarrapada, leitor amigo. Não caia nessa.

Pesquisas eleitorais, em qualquer época, seja a meses seja às vésperas da eleição, têm um significado único: são uma radiografia entre aproximada e exata do seria o resultado das urnas caso a votação se desse naquele momento.

Assim, o que os políticos chamam de “conhecimento” do nome é o mesmo que a sua aceitação entre o eleitorado – e mudanças, claro, costumam acontecer, mas raramente de modo significativo. Muito raramente mesmo. Em 1998, Marconi Perillo começou com índices baixíssimos a disputa pelo governo dói Estado, entre 3 e 4%, enfrentando Iris Rezende largando com 74%. No final, meses depois, Marconi ganhou. Isso nunca havia acontecido em Goiás e nunca mais aconteceu.

Pesquisas eleitorais, portanto, só medem, sim, o “‘conhecimento” e nada mais e isso é válido tanto a meses como a dias ou horas da eleição. Não poderia ser diferente. Em consequência, são da maior importância e não podem ser descartadas – como uma batelada de candidatos a prefeito de Goiânia, com números ínfimos – está fazendo agora, tentando desclassificar os levantamentos dos institutos Serpes e Paraná.

A verdade é que, em sua maioria esmagadora, em toda parte, os números das pesquisas costumam ser confirmados pelas apurações – exemplos são as últimas duas eleições para governador e as últimas três eleições para prefeito de Goiânia. Nesses cinco pleitos, quem começou na frente chegou na frente. Essa é a jurisprudência. E ela indica que ou Iris Rezende, do PMDB, ou Delegado do Waldir, do PR, líderes das intenções de voto dos goianienses, conforme os institutos Serpes e Paraná, um deles será o próximo prefeito de Goiânia.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...