quinta-feira , 2 maio 2024
EleiçõesGoiânia

Presidente da SGPA critica candidatos com propostas mirabolantes para a segurança pública em Goiânia

Em artigo no jornal O Popular no domingo (14/08), o presidente da Sociedade Goiana de Pecuária e Agricultura (SGPA), Hugo Goldfeld, analisa a principal pauta da eleição municipal deste ano: a segurança pública. Em Goiânia, praticamente todos os candidatos a prefeito e vereador se colocam como agentes capazes de resolver o problema da segurança na Capital.

Hugo Goldfeld relata que ouviu recentemente um candidato a vereador dizendo que melhoraria a segurança caso fosse eleito. “Eu me perguntei: Como? Será que o município tem condições legais para lidar com a segurança? Dentro de quais limites? Apoiado por qual legislação? Ou será que teremos a sobreposição de funções onde cada grupo joga a culpa nos outros, impedindo a eficiência do sistema?”.

O presidente da SGPA lembra que a segurança é de competência do Estado. “A responsabilidade da segurança é do Estado e deveremos cobrá-la dele. Se assim não for teremos em breve uma polícia civil municipal, uma polícia militar do município e até mesmo uma inteligência”, alerta.

“Vamos lutar para que a Justiça mantenha presos os criminosos e não criar novos custos para um município já bastante combalido financeiramente”, escreve. O vice-governador e secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, José Eliton, que critica veementemente o que chama de “cultura da impunidade” e lidera movimento a favor de penas mais duras para os que cometem delitos.

Segundo Eliton, ao longo dos anos criou-se no país mecanismos alternativos de cumprimento de penas que faz com que criminosos perigosos sejam postos em liberdade, colocando em risco a vida da população. “Além disso, cerca de 80% dos crimes são cometidos por reincidentes”, afirma o titular da SSPAP.

Na eleição para prefeito, dois candidatos são delegados: Waldir Soares (PR) e Adriana Accorsi (PT). Líder nas pesquisas, Iris Rezende (PMDB) tem como vice o deputado Major Araújo (PRP).

Hugo Goldfeld ainda faz uma defesa a respeito de políticas públicas de apoio à criança e adolescente para que não sejam inseridos na marginalidade, papel este da municipalidade. “E quanto ao progresso? Crescimento depende, basicamente, de educação, saúde e trabalho. O que pretendemos em relação à educação? Somente que nossas crianças possam ler? Queremos nível de conhecimento para que eles não se transformem em marginais, para que não tenhamos que reforçar a segurança no futuro”, defende.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...