segunda-feira , 6 maio 2024
EleiçõesGoiânia

Fiasco de Waldir, silêncio de Paulo Garcia e boa votação de Francisco: veja os fatos que marcaram eleição em Goiânia

A eleição que termina neste domingo foi pródiga em lições e boas histórias que sacudiram o cenário político goiano. Independente do resultado proclamado pelas urnas, já se sabe quem saiu-se vitorioso e derrotado.

O fiasco eleitoral de Waldir Soares (PR), o delegado Waldir, talvez tenha sido o lance mais emblemático desta disputa. O meio político apostava na vitória dele em primeiro turno caso Iris confirmasse a promessa de se aposentar. Na pior das hipóteses, que chegaria ao segundo turno contra o ex-governador do PMDB. Não aconteceu nem uma coisa, nem outra.

Waldir, o primeiro político a alcançar êxito em Goiás graças à popularidade nas redes sociais, pensou que o apreço dos fãs no Facebook seria suficiente para elegê-lo prefeito. Negou-se a dialogar com outras forças políticas, aliou-se apenas ao nanico PMN e começou a campanha com um tempo curto de televisão. Na TV, posicionou-se de maneira confusa. Estava irreconhecível. Waldir derreteu como Rachel Azeredo (ex-PFL), em 2004. Terminou com 10,48% dos votos válidos (71.727).

O delegado teve 60% menos votos neste ano do que teve, só em Goiânia, para deputado federal. E, no fim das contas, ninguém hoje se importa em saber em quem ele vai votar – se em Iris ou Vanderlan. Palavra de Waldir virou risco n’água.

Outro que tomou um boné histórico nesta eleição foi o prefeito Paulo Garcia (PT), massacrado por todos os políticos que se dispuseram a sucedê-lo. Em determinados momentos, Paulo recebeu críticas até da amiga e aliada Adriana Accorsi (PT). Em vez de reagir, ele encastelou-se e fugiu do debate. Não respondeu Iris Rezende, por exemplo, quando seu ex-padrinho o acusou de afundar a prefeitura depois de receber a administração saneada. Sua candidata, Adriana, passou vergonha: amealhou apenas 6,73% dos votos válidos (46.103). Foi a pior votação que o PT já registrou em eleições em Goiânia.

Além de péssimo gestor, Paulo agora ostenta a imagem de político fracote, que apanha calado e não sabe se defender. Talvez tenha ficado em silêncio porque vestiu a carapuça. É a única explicação plausível para o que aconteceu.

Apenas dois personagens saem maiores do que entraram nesta eleição. Um deles é Vanderlan Cardoso (PSB), que chegou a estar a 2,6 pontos percentuais de assumir a liderança. Mas nada se compara ao ganho de capital político do deputado estadual Francisco Júnior (PSD), que largou com aproximadamente 1% nas pesquisas e cruzou a linha de chegada com 9,31% dos votos válidos (63.712). É um nome a ser observado nos próximos pleitos.

SEGUNDO TURNO
É preciso fazer dois apontamentos interessantes a respeito do segundo turno em Goiânia. O primeiro é o de que Iris finalmente aprendeu a bater. Bateu com competência e impediu o que parecia fadado a acontecer: a virada de Vanderlan. Iris colocou o dedo nas feridas do adversário de uma maneira que não soube fazer, por exemplo, nas duas vezes em que disputou o governo contra Marconi Perillo (PSDB).

O segundo apontamento é o de que Vanderlan não conseguiu – ou não quis – reagir. O candidato do PSB titubeou para assumir a aliança com o governador Marconi Perillo (PSDB) e não divulgou as ações do governo na Capital, o que foi um erro. Além disso, não foi enérgico ao expor as incongruências do flanco peemedebista. Explorou pouquíssimo a ligação de Iris com seu pupilo Paulo Garcia e as insanidades do candidato a vice do PMDB, Major Araújo (PRP).

Iris deve faturar a eleição, mas não é o único vitorioso. Da mesma forma como há mais de um derrotado.

Artigos relacionados

Goiânia

Goiás inseguro: jovem é suspeito de roubar e matar homem no Bosque dos Buritis, em Goiânia

Fato Um homem identificado como Bryan Richard Santana Borges é apontado como...

Goiânia

Oposição quer anular aprovação do empréstimo de R$ 710 mi à Prefeitura e leva caso ao SFT

Vereadores de oposição à Prefeitura de Goiânia querem anular a votação e...

Goiânia

Marconi considera nome de Raquel Teixeira para disputar a Prefeitura de Goiânia pelo PSDB

A ex-secretária de Educação de Goiás, Raquel Teixeira, entrou no radar dos...

Goiânia

Mulheres ficam feridas após árvore cair em moto no Setor Leste Vila Nova, em Goiânia

Duas mulheres de 23 e 43 anos ficaram feridas após uma árvore...