Na Folha, Marina e Aécio denunciam virulência verbal e esquemas do PT na internet

Em artigos consecutivos na página de opinião da Folha de S. Paulo, a ex-senadora Marina Silva (REDE, em formação) e o senador Aécio Neves (PSDB) denunciam a existência de esquemas orientados para a difamação de adversários, montados na internet.

Eles não citam nomes ou responsáveis, mas não há dúvida de que se referem à poderosa estrutura online de blogs e perfis nas redes sociais que atacam impiedosamente os adversários do Partido dos Trabalhadores, diariamente.

Marina diz que o esquema é um “mensalet”, palavra que ela utilizou como título do seu artigo:

“Na eleição de 2010 já era visível essa militância dirigida, que depois se profissionalizou. Várias organizações mantêm suas brigadas digitais, com ‘editores’ dos debates e notícias cujos critérios são os interesses de seus patrões. Uma investigação detalhada poderia mostrar essa espécie de ‘mensalão da internet’, uma indústria subterrânea da calúnia”.

E Aécio, por sua vez, inclusive citando o artigo de Marina Silva, chama atenção para práticas condenáveis na internet. “Liberdades de imprensa, de informação e de opinião são conquistas definitivas da nossa sociedade. Calúnia, injúria e difamação são crimes. E assim devem ser tratados”, define o presidenciável tucano.