terça-feira , 23 abril 2024
Imprensa

Instagram Mais Goiás mostra que mais unidades da UEG se revoltam contra Caiado

Veja matéria do Instagram do Mais Goiás:

Unidades da Universidade Estadual de Goiás sinalizam greve

Unidades da Universidade Estadual de Goiás (UEG) sinalizaram possível paralisação devido a falta de pagamento do salário de dezembro de professores, técnicos administrativos e também atraso das bolsas estudantis. O movimento é composto por professores, alunos e funcionários. “Mas não se trata de uma movimentação oficial”, informa a instituição.

As unidades de Itapuranga, Itumbiara, Uruaçu e da Escola Superior de Educação Física e Fisioterapia do Estado de Goiás (Eseffego Goiânia) foram as que deflagraram greve. Já o Campus Laranjeiras, também na capital, vai contra a possível paralisação.

De acordo com o docente Renato Coelho, Eseffego, em Goiânia, o ato é horizontal, não sendo encabeçado por sindicatos tampouco pela instituição. “É um ato auto-organizado, onde os campus vão realizar assembleias e levar as pautas para o governo do estado”, explica.

O professor diz ainda que o movimento busca maior investimento do governo à Instituição, que atualmente é de 2% da arrecadação líquida estadual. O grupo reivindica um aumento para 5% somente para a UEG. Além disso, cobram melhorias na infraestrutura dos campus, dentre outras pautas. Ao Mais Goiás, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico e Inovação (Sedi) disse que a UEG tem orçamento próprio, estabelecido em Lei Orçamentária Anual (LOA) aprovada em 2018, e revista no início deste ano.

Em contrapartida às mobilizações, a assessoria de imprensa da UEG informa que as atividades nas unidades institucionais seguem normalmente e que, até o momento, a reitoria não recebeu qualquer tipo de notificação oficial sobre paralisações e/ou indicativos de greves. Contudo, reiteram que a universidade compreende e respeita o direito de manifestação da comunidade acadêmica.

Artigos relacionados

Imprensa

Imperdível: Messias da Gente entrevista Ministra Cármen Lúcia na TV Cultura de Brasília

O jornalista Messias da Gente, TV Cultura/DF, gravou uma entrevista especial para...

Imprensa

Cileide Alves aponta característica autoritária de Caiado no O Popular. Parabéns, ótimo artigo

A jornalista Cileide Alves escreveu um belo artigo neste sábado (25) no...

Imprensa

Moraes prepara pedido de prisão de Bolsonaro, diz site

Segundo informações do site Metrópoles, pessoas que trabalharam com Bolsonaro e que...

Imprensa

Site do ‘zero ou dez’ com Carlinhos do Esporte da Terra FM cumpre como poucos vereadores o papel de fiscalização na capital

Carlinhos do Esporte (Terra/FM) é atuante no blog https://carlinhosdoesportebairros.com.br e cumpre um...