O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu na madrugada desta segunda-feira (9) afastar o governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB) do cargo por 90 dias.
“A escalada violenta dos atos criminosos resultou na invasão dos prédios do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal, com depredação do patrimônio público, conforme amplamente noticiado pela imprensa nacional, circunstâncias que somente poderiam ocorrer com a anuência, e até participação efetiva, das autoridades competentes pela segurança pública e inteligência, uma vez que a organização das supostas manifestações era fato notório e sabido, que foi divulgado pela mídia brasileira”, escreveu Moraes na decisão.
Em um áudio, divulgado pelo Metrópoles, o Secretário de Segurança em exercício do DF tranquilizou o governador por volta das 13h e informou que estava escoltando os manifestantes até a os Três Poderes e que seria uma manifestação pacífica. Ibaneis simplesmente não fez nada, assistiu a sua polícia cometer o maior erro da história.
Políticos da oposição do DF querem derrubar o governador. No cenário nacional falam em sua prisão. O deputado federal André Janones (Avante-MG) culpou Ibaneis Rocha:
“Esse atentado terrorista tem nome e sobrenome: Ibaneis Rocha! Não basta que esse bandido seja afastado do governo do DF. Ele precisa ser preso imediatamente!”, escreveu o deputado nas redes sociais.
Veja o que disse o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal em exercício, Fernando de Sousa Oliveira: