Nesta segunda-feira (30), a ministra Svenja Schulze, da Cooperação Econômica e Desenvolvimento do governo alemão se reuniu com Marina Silva, do Meio Ambiente no Brasil, para tratar dos projetos de cooperação entre os dois países, como o Fundo Amazônia. O governo da Alemanha anunciou que vai destinar cerca de 200 milhões de euros para ações ambientais no Brasil.
Pelo menos 35 milhões de euros devem ir para o Fundo Amazônia. No Twitter, o embaixador Heiko Thoms, publicou uma nota detalhando a previsão da distribuição dos recursos que equivalem a mais de R$ 1 bilhão.
Segundo comunicado, 80 milhões de euros irão para empréstimos a juros reduzidos. Outros 31 milhões irão servir para apoiar os estados da Amazônia para implementação de medidas para maior proteção florestal.
“Os recursos do Fundo Amazônia serão deslocados para ações emergenciais. Essas ações estão sendo tratadas em vários níveis, que envolvem a questão da saúde e do tratamento ao problema da grave situação de fome, que está assolando as comunidades”, declarou Marina.
Outros 29,5 milhões de euros seguirão para um Fundo Garantidor de Eficiência Energética para pequenas e médias empresas e 13,1 milhões para o reflorestamento de áreas degradadas.