sexta-feira , 22 novembro 2024
Governo Caiado

Por que o governo Caiado cancelou o chamamento de 4 Organizações Sociais que cumpriram os requisitos e foram selecionadas?

É impossível acreditar que o Ministério Público não queira saber porque o governo Caiado decidiu cancelar os processos de seleção das Organizações Sociais para a gestão de 4 hospitais, que foram iniciados há 11 meses e estavam engavetados.

Não estamos falando de uma simples questão administrativa. A decisão atende o interesse de quem? Será que somos tão inocentes para aceitar a justificativa de erro do governo no formato da concorrência? Se houve erro para essas 4 OSs que venceram, houve para todas que estão na ativa. Por que cancelar apenas essas?

Sabemos que Sergio Vencio, secretário de Saúde de Caiado, tem sido como aquele ‘elefante na sala’, quando se trata de decisões tomadas ao arrepio da lei, do que é moral e ético. A prova disso está na permanência do Instituto Sócrates Guanaes no Hospital de Doenças Tropicais (HDT), que mesmo sendo ficha suja na Bahia, atua fora da lei em Goiás. Essa OS pertence a família do ‘guru’ político de Caiado e está ligada diretamente a Anamaria Arruda, subsecretária de Vencio. Ou seja, a lei se aplica apenas em alguns casos.

Curioso: no sudoeste goiano existe uma Organização Social cuja ‘veia cava’ tem ligação direta com certo ‘prefeito do Agro’. Essa OS já esteve no Hospital Estadual de Santa Helena de Goiás (Herso) e não conseguiu preencher os requisitos para ser selecionada. Segundo uma fonte, prefeito e filho teriam protestado e solicitado o cancelamento do chamamento lá também, o que de fato aconteceu.

Importante perguntar: o Ministério Público vai investigar porque o governo Caiado fecha os olhos para a ficha suja do ISG no HDT, e ao mesmo tempo dá uma canetada para cancelar 4 OSs que venceram o chamamento e cumpriram os requisitos? É válido penalizar quem preencheu os requisitos, alegando que o erro foi de quem criou as regras, no caso o próprio governo Caiado? Até quando isso acontecerá?