sábado , 23 novembro 2024
Notícias

Pedro Ludovico Teixeira – Conheça a história do Fundador da Capital

O Casarão localizado no centro da cidade, perto da Praça Cívica, foi transformado em museu, efetivamente em 1987.  No Espaço,o visitante pode se surpreender ao se deparar por exemplo, com um dos netos de Pedro Ludovico. Luís Carlos Teixeira Bahia  viveu 8 anos com a família. Servidor público, trabalha no museu há muitos anos e é natural que o mesmo, se sinta em casa. Questionado sobre a convivência com o fundador da capital, ele só estampa satisfação e saudade nos traços. “ Meu avô era uma pessoa extraordinária, simples e adorava dançar”, diz.

Uma jovem que estava presente no momento de nossa reportagem, disse que “jamais esperava encontrar alguém da família, ainda mais uma pessoa tão generosa como o Luis Carlos Teixeira”. Disse Ana Ávila, ao lado de um grupo de estudantes.

A exposição permanente, estabelece um diálogo com os visitantes. É como se o fundador de Goiânia estivesse saído e retornasse logo. Pois tudo continua no mesmo lugar. Além do edifício, integram o acervo: objetos de decoração, mobiliário, prataria, têxteis, porcelanas, cristais, documentos textuais, fotográficos, iconográficos e bibliográficos.

Cada cômodo da casa, retrata o estilo de vida da família. A residência de mobília moderna para aqueles anos, e em consonância com o estilo da arquitetura em Art D’ eco, continua intacta, com seus traços sinuosos e cores leves. Segundo o coordenador do Museu, “o prédio representa um marco da modernidade anunciada e símbolo da ruptura com o passado colonial da antiga capital ,Cidade de Goiás. Pedro Ludovico era muito visionário”, diz o coordenador do Museu. Pedro Santana afirmou que o espaço é aberto ao público, escolas e universidades que agendam previamente suas visitas. O local também é muito procurado por pesquisadores e historiadores.

Há uma programação mensal no calendário da casa. Ao final de cada mês, é promovido: o “Café com Pedro”. “ Uma oportunidade para conhecer a trajetória do fundador e família, além da importância dos museus na conservação da história.” Na edição especial deste mês, está em pauta junto ao Café, uma homenagem especial ao centenário de Bariani Ortêncio. O escritor , pesquisador e folclorista, fez 100 anos em Julho deste ano.

Veja vídeo:

Artigos relacionados

Notícias

STF forma maioria para manter prisão de Robinho

Vai fica no xilindró • O Supremo Tribunal Federal (STF) formou, nesta...

Notícias

Mauro Cid confirma em depoimento a Moraes que Bolsonaro sabia de plano de golpe

Golpe • Em depoimento ao Supremo Tribunal Federal (STF), o tenente-coronel Mauro...