terça-feira , 16 julho 2024
Notícias

Morre, aos 90 anos de idade, Carlos Lyra, um dos grandes nomes da Bossa Nova

Vinicius de Moraes, Ronaldo Bôscoli, Roberto Menescal, Chico Buarque, Tom Jobim, João Gilberto e Carlos Lyra frequentaram o Edifício Palácio Champs Élysées na Avenida Atlântica nº 2856, em Copacabana. O destino? Apartamento 303 do bloco Louvre, onde morava a família Leão. Uma das filhas do advogado Jairo Leão era chamada de Caramujo e Jacarezinho do Pântano, de tão tímida que era. Mas foi ungida para receber aqueles cantores armados com seus seus violões para a criação de uma revolução no mundo musical dos anos 50.

Ali nasceu a Bossa Nova. Naquele mesmo cantinho surgiu um gênio chamado Carlos Lyra, compositor e autor de clássicos da nossa canção como “Minha Namorada” e Maria Ninguém”.

Lyra deixou um legado marcante. Por exemplo, ele e Vinicius de Moraes convidaram Nara Leão para ser a voz feminina da peça musical criada pelos dois, Pobre Menina Rica, em 1963, o que marcou sua carreira profissional. O musical é uma história de amor de uma moça de classe alta carioca com um mendigo poeta.

Carlos Lyra e seus parceiros fizeram parte da resistência à ditadura. Um exemplo é a Marcha da Quarta-Feira de Cinzas, música dele em parceria com Vinicius de Moraes, considerada música de fundo da deposição do presidente João Goulart e da ascensão do marechal Castelo Branco. A canção foi feita na antevéspera de os militares chegarem ao poder. Meses antes do golpe, em meados de 1963, ela anunciava: “Acabou nosso carnaval, ninguém ouve cantar canções/ ninguém passa mais brincando feliz/ e nos corações saudades e cinzas foi o que restou”.

O Brasil perde um gênio. O cantor e compositor Carlos Lyra morreu na madrugada deste sábado (16), no Rio. O compositor de 90 anos foi internado com um quadro de febre na quinta-feira (14) no Hospital da Unimed, na Barra da Tijuca. Após alguns exames, foi detectada uma bactéria. A causa da morte não foi confirmada.

Artigos relacionados

Notícias

Pergunta do dia: juntando os dois, dá um político meio honesto? Ambos caíram na mira da PF

Fato • Sandro Mabel e Leandro Vilela, duas “raposinhas” Sandro Mabel e...

Notícias

Goiás violento: homem é agredido com uma foice após discutir com o vizinho em Goiânia

Fato • Uma discussão  entre vizinhos por conta de uma fumaça vinda...

Notícias

Leandro Vilela parte para baixaria em entrevista. Forasteiro está descontrolado

Fato • O pré-candidato forasteiro em Aparecida de Goiânia, Leandro Vilela, perdeu...