terça-feira , 16 julho 2024
GoiásOpinião

Em artigo n’O Popular, Marconi fala do desafio de qualificar os goianos para novas oportunidades

Em O Popular, o governador Marconi Perillo escreve artigo em que afirma que o crescimento acelerado da economia de nosso Estado colocou o governo de Goiás diante de um desafio: qualificar os goianos para as novas oportunidades criadas pela expansão da indústria e do setor de serviços. “Para isso, criamos e implantamos nesta administração o Programa Bolsa Futuro, concebido para atender com eficiência à crescente demanda do mercado por profissionalização. As ações na qualificação profissional e na educação complementam e reforçam a política econômica, sustentada em um moderno programa de concessão de benefícios fiscais, e as obras de infraestrutura, fundamentais para o escoamento da crescente produção agropecuária e industrial de Goiás.” De acordo com o governador, o Bolsa Futuro promove a genuína democratização de oportunidades. “Nossa rede de educação profissional, via Colégios Tecnológicos (Cotecs), já dispunha de boa estrutura e alcance, mas, com a concessão do incentivo financeiro de R$ 75 por mês para cada aluno matriculado, o governo está levando a qualificação para uma parcela de cidadãos que, devido a seu elevado nível de carência, não tinham condições financeiras de frequentar nem mesmo os cursos gratuitos.”

Os resultados, pontua texto, são expressivos: 50 mil goianos já fizeram os cursos Bolsa Futuro, e receberam o incentivo financeiro. Somados os demais alunos de nossa rede de qualificação, o governo já qualificou 200 mil cidadãos de todos os níveis de renda. Até o final do ano que vem, atingiremos a marca histórica de 500 mil cidadãos qualificados. “Portanto, estamos preparando Goiás para mais um grande salto, marcado pelo crescimento da renda, pelo aumento da produtividade das nossas empresas e pela destinação das melhores vagas do mercado de trabalho para os goianos.”

Governador ressalta também, no artigo, ter a convicção de que o Bolsa Futuro será mais um legado de nossas administrações para o País. “Diversos programas criados em nossos governos já serviram de referência para o Brasil. A Bolsa Universitária foi modelo para a criação do ProUni. O Cheque Moradia foi implantado pelos governos de 16 Estados. A Renda Cidadã inovou ao introduzir o cartão magnético para o saque do benefício, servindo de inspiração para o surgimento do Salário Escola e a Bolsa Alimentação, om o fim da cesta da Conab. E, em, 2003, serviu de referência para o governo federal na implantação do Bolsa Família. Agora novamente estamos fazendo história com o Bolsa Futuro, prosseguindo com nossa efetiva contribuição para que os goianos tenham uma vida mais plena e digna.”