Veja matéria de O Popular:
Mobilidade
Novos pontos críticos de trânsito
Monitoramento da SMT apontou mais nove locais onde há dificuldade para motoristas se locomoverem
Pedro Palazzo 09 de novembro de 2013 (sábado)
Trânsito/ congestionamento
Novos pontos de congestionamento na capital
Pontos de congestionamentos em Goiânia
Monitoramento da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT) apontou nove novos pontos de congestionamento em Goiânia em relação à lista divulgada em dezembro do ano passado. As alterações foram identificadas por agentes da SMT, que realizam frequentemente monitoramento nos locais. A inclusão de novos locais críticos não significa, entretanto, que todos os pontos excluídos da lista melhoraram. “Estes novos pontos é que pioraram”, afirma a diretora de Fiscalização da SMT, Rosana Medeiros.
Entrou para a lista, por exemplo, a convergência da Rua Dona Gercina Borges Teixeira com a Alameda dos Buritis, no Setor Central, um ponto que já era saturado. A SMT identificou piora no trânsito no local, onde não há semáforo para os veículos que saem da Dona Gercina em direção à Alameda. O cruzamento das Avenidas 85 e Mutirão também foi incluído nesta relação. Ali, diversos motoristas fazem fila dupla para sair da 85 e acessar a Mutirão, o que é proibido. Em dezembro, a SMT listava todo o trecho da 85 entre as Avenidas T-9 e T-63. A via liga a Região Sul ao Centro.
A SMT identificava, também em dezembro passado, toda a Praça Cívica como trecho problemático do trânsito. Na lista atual, aparece especificamente o cruzamento da Rua 82, que contorna a praça em seu anel externo, com a Avenida 85. Apesar disso, Rosana Medeiros afirma que, nos horários de pico da manhã e do fim da tarde há lentidão em toda a praça. “Dona Gercina com Alameda e 82 com 85 são as duas piores”, afirma. O levantamento da SMT não classifica, entretanto, o grau de gravidade dos congestionamentos em cada ponto.
O encontro da Avenida Anhanguera com a BR-153 continua a ser um dos gargalos no trânsito da capital. Agora, o ponto mais problemático identificado está no cruzamento da avenida com a Rua 6, na Vila Bandeirante, cerca de 200 metros antes da rodovia. Naquele ponto, relata Rosana Medeiros, motoristas fazem conversão proibida à esquerda, para sair do Setor Morais e acessar a Avenida Anhanguera. Também é frequente a ocorrência de veículos parados no meio do cruzamento, impedindo a travessia.
A diretora afirma que a SMT estuda a possibilidade de abrir mais uma via na passagem da Avenida Anhanguera sob o viaduto da BR-153. O diálogo com a Secretaria Municipal de Obras está adiantado, mas ainda não há definição quanto ao tema. A ampliação ajudaria no fluxo do trânsito.
O vereador Djalma Araújo (Solidariedade) está realmente no encalço das irregularidades verificadas por ele no túnel da Araguaia. Ontem, ele pediu na Câmara de Goiânia a interdição das pistas até que a obra seja completamente concluída.