Os contribuintes de Goiânia devem receber os carnês de Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) e Imposto Territorial Urbano (ITU) de 2014 com um reajuste médio de 28,75%. A notícia está na edição desta quinta-feira de O Popular – e confirma a intenção já anunciada pelo prefeito Paulo Garcia (PT), cuja administração vem enfrentando problemas financeiros desde o início do seu segundo mandato.
A arrecadação adicional a ser viabilizada pelo reajuste do IPTU e do ITU deverá chegar a R$ 90 milhões de reais, segundo ainda O Popular.
A exemplo das denúncias que envolveram a elaboração do novo Plano Diretor de Goiânia, que acabou em punição judicial para o prefeito e em suspensão também judicial de parte do seu conteúdo, já surgiram evidências de que a condução do reajuste do IPTU e do ITU também guarda problemas.
Uma comissão especial montada legalmente para definir a questão do reajuste do IPTU e do ITU é alvo de denúncias do vereador Elias Vaz, que integrava o grupo. Ele diz que a comissão já estava pré-orientada para aprovar o aumento, sem levar em consideração os aspectos técnicos que envolvem o IPTU e o ITU de Goiânia.