sábado , 17 maio 2025
Goiânia

Rádio 730: novos conselheiros tutelares começam a trabalhar em 2014 e já enfrentam falta de estrutura

Veja matéria do site da rádio 730:

 

Novos conselheiros tutelares começam a trabalhar em 2014 e já enfrentam falta de estrutura

Última atualização em Quinta, 02/01/2014 15:07h
A prefeitura de Goiânia empossou 60 novos conselheiros tutelares, sendo 30 titulares e 30 suplentes, que vão atuar em cinco Conselhos: das regiões Centro-Sul, Norte, Leste, Oeste, Noroeste e Campinas. O mandato é tampão e tem duração de dois anos, até o fim de 2015, quando novas eleições serão realizadas, aí sim, para trabalho por quatro anos.

O objetivo dos conselheiros é fazer cumprir as leis do Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA). A jornada de trabalho é de 40 horas semanais e salário de R$ 3.144,00. No entanto, os novos servidores assumem o cargo em 2014 e já enfrentam os problemas relacionados à falta de estrutura de trabalho.

O conselheiro Basileu da Silva foi reeleito e detalha as dificuldades atuais. “A primeira é a falta de estrutura dos Conselhos Tutelares. Depois é a necessidade de criação de novos conselhos porque a demanda de Goiânia é muito grande. Pela lei já exige que mais dois conselhos novos sejam criados,” diz.

O Conselho Municipal da Criança e do Adolescente é responsável por todos os conselhos e é subordinado à Secretaria Municipal de Assistência Social. O presidente do Conselho, Agnaldo Lourenço, admite a falta de estrutura, mas acredita que os servidores têm o mínimo necessário para desempenhas suas funções. “A estrutura não é das melhores, mas não faz que haja impedimento e garantia desses direitos. O mínimo necessário para executar suas atividades, o conselheiro encontrará. O maior problema hoje é a demanda de atendimentos,” diz.

De acordo com Agnaldo Lourenço, com boa vontade política a meta poderá ser atingida em breve.

Em 2015 as eleições para a função de Conselheiro Tutelar serão unificadas em todo o Brasil. A próxima escolha será em outubro do ano que vem, para mandatos de quatro anos, com início em janeiro de 2016.

Artigos relacionados

Goiânia

Jovem assassinada em distribuidora de bebidas em Goiânia deixou filha de 4 anos

Tristeza A jovem Ellen Cristina Caetano, de 19 anos, que foi assassinada...

Goiânia

Motorista bêbado atropela e mata idosa que varria calçada em Goiânia

Irresponsabilidade Um motorista bêbado atropelou e matou uma idosa de 73 anos,...

Goiânia

Goiás violento: idoso mata ex-esposa dentro de atacadista em Goiânia

Feminicídio Um idoso de 62 anos matou a ex-esposa dentro de um...